Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

D'GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de Gênero, é um espaço interdisciplinar de debate sobre as intersecções que atravessam os campos dos estudos feministas e de gênero. Trata-se um periódico de publicação em fluxo contínuo, com publicação de trabalhos inéditos distribuídos em dossiê temático, artigos originais de estudos teóricos e empíricos, ensaios, resenhas  de livros, entrevistas e traduções que versem sobre as áreas temáticas contempladas em sua política editorial.

A MISSÃO

Contribuir para ampliação e fortalecimento do campo científico dos estudos de gêneros, feminismos e diversidade humana. Suscitar o debate e valorizar as produções científicas que colaborem para a inovação teórica, metodológica e/ou que agreguem conhecimentos teóricos e empíricos inovadores.

ÁREAS CONTEMPLADAS

  • Estudos feministas crítico e decolonial;
  • Educação, educação popular e educação do campo;
  • Trabalho, movimentos sociais e direitos humanos;
  • Interseccionalidades, raça e etnia;   
  • Cultura e violência;
  • Sexualidades, corpo e saúde;
  • Sexualidades e educação;
  • Identidades LGBTQIA+;
  • Travestilidades, transexualidades, transfeminismos e masculinidades trans;
  • Arte, literatura, filosofia e mídias.

A D'GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de Gênero é uma publicação exclusivamente eletrônica e se reserva o direito de excluir artigos sem prévia comunicação aos autores/as, conforme a comissão editorial julgar pertinente.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Ao ser submetida, a produção científica é encaminhada para Equipe Editorial que realiza a verificação do cumprimento das normas de formatação conforme as exigências da D'GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de GêneroEm caso positivo o material é enviado para o processo de avaliação, em caso negativo o trabalho é devolvido à autoria com solicitação de ajuste na formatação com prazo de cinco dias corridos para nova submissão.

 A submissão de originais de acordo com as normas exigidas pela D'GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de Gênero não implica necessariamente em sua publicação. Todo material recebido será avaliado por duas/dois pareceristas. Em caso de serem emitidos um parecer positivo (aceite) e outro negativo (recusa), o material será avaliado por uma/um terceira/o parecerista. Somente serão publicadas as produções que obtiverem aprovação em dois pareceres emitidos.

O método avaliativo adotado pela D'GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de Gênero é o duplo-cego cujo processo se dá pelo ocultamento e sigilo das identidades de avaliadoras/es e autoras/es de forma que a/o parecista não saiba a autoria da produção científica a ser avaliada e a autoria não tome conhecimento das identidades de suas/seus avaliadoras/es.

Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para uma ou mais área de abrangência da D'GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de Gênero.

Para a avalição dos trabalhos é disponibilizado às/aos pareceristas o Formulário de Avaliação onde consta o roteiro e tópicos a serem avaliados. Após exame individual de todos os quesitos constantes no roteiro a/o parecista emite seu parecer, sendo este um arrazoado com sua avaliação fundamentada na análise pontual dos quesitos avaliados.

 Após a emissão dos pareceres pelas/pelos avaliadoras/es a/o Editora/Editor de Seção é responsável pela análise dos pareceres e emissão de relatório conclusivo constando uma das quatro possibilidades de decisão: 1) RECUSADO; 2) APROVADO COM CORREÇÕES; 3) APROVADO; 4) RESUBMISSÃO.

 A/O Editora/Editor de Seção encaminha o relatório com a decisão final para Equipe Editorial que, em conformidade com a decisão tomada pela Equipe Avaliadora, realiza o seguinte procedimento em relação ao trabalho:

1)     RECUSADO: o trabalho é imediatamente arquivado e a autoria informada;

2)     APROVADO COM CORREÇÕES: o trabalho é enviado para a autoria com prazo de até cinco dias para os ajustes e reenvio da versão final. A versão final é revisada pelo Editoria de Seção para a verificação se as correções solicitadas pela Equipe de Pareceristas foram realizadas a contento. Se a contento a produção segue para a edição. Se não estiver a contento o trabalho retorna para a autoria para o complemento dos ajustes com novo prazo de cinco dias para o segundo reenvio. Reenviado pela segunda vez o trabalho é novamente revisado pela editoria de seção. Se a contento segue para a edição, se não está a contento é recusado, arquivado e a autoria informada.

3)     APROVADO: o trabalho é encaminhado para a edição.

4)     RESUBMISSÃO: essa decisão se aplica apenas à trabalhos que cumprem com os critérios de avaliação, no entanto, carecem de aprofundamento no desenvolvimento e discussões apresentadas ou cujo parecer sugere acréscimos na estrutura teórica. Neste caso o trabalho é reenviado para a autoria com o prazo de até dez dias para a reelaboração e resubmissão de nova versão. O trabalho resubmetido será novamente enviado para a avaliação de pareceristas. Se aprovado por dois pareceres e sem ajustes, o trabalho é enviado para edição. Se aprovado com correções, o trabalho é enviado para a autoria com prazo de três dias para apresentação da versão final corrigida. A versão final é revisada pela editoria de seção e, se a contento o trabalho segue para a edição, em contrário é recusado, arquivado e a autoria informada.

PERIODICIDADE

A periodicidade de publicação da D'GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de Gênero é em Fluxo Contínuo.