Trajetórias LGBTQI+ Gaúchas em sala de aula

Educação Patrimonial através da biografia da ativista travesti Marcelly Malta Lisboa

  • Andrei Marcelo da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Memória, LGBTQI , Educação Patrimonial

Resumo

O presente artigo propõe-se a refletir sobre as possibilidades e os desafios de entender vivências e espaços LGBTQI+ como patrimônio material e imaterial e como trabalhar com eles em sala de aula. A partir do desenvolvimento de biografias de pessoas LGBTQI+ no Rio Grande do Sul, projeto este vinculado ao Estágio Patrimonial desenvolvido no CLOSE – Centro de Referência da História LGBTQI+ do RS, buscou-se a inserção em um movimento de rememoração de histórias de pessoas que fogem da cis-heteronormatividade, já que encontram profunda resistência em serem reconhecidas como válidas. O foco do artigo recai na biografia produzida sobre Marcelly Malta Lisboa, ativista travesti gaúcha. A apresentação das mesmas e das outras pensadas para a oficina em sala de aula, permitiu a reflexão sobre a memória LGBTQI+ no estado, bem como a relação da turma com a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-10-09
Como Citar
Marcelo da Rosa, A. (2023). Trajetórias LGBTQI+ Gaúchas em sala de aula: Educação Patrimonial através da biografia da ativista travesti Marcelly Malta Lisboa. Revista Discente Ofícios De Clio, 8(14), 511-523. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/6994
Seção
Dossiê Ensino de História