As mulheres e a Segunda Guerra Mundial

dimensões do trabalho feminino e a ação propagandista

  • Anna Clara Félix de Souza Universidade de Brasília
Palavras-chave: Mercado de trabalho, Mulheres, Propaganda, Segunda Guerra Mundial

Resumo

Com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o recrutamento de soldados tornou-se indispensável para a participação ativa no caminho da vitória para os Aliados. Contudo, no território norte-americano, com a ida dos homens à guerra, houve, imediatamente, uma escassez de mão-de-obra. Logo, foi percebido que essa lacuna trabalhista poderia ser preenchida pelas mulheres norte-americanas, população remanescente do país no momento. A partir disso, o governo americano iniciou um projeto de iniciativa de adesão das mulheres ao setor industrial, por meio das propagandas. Desse movimento, a iconografia “Rosie, the Riveter” foi o símbolo da inclusão das mulheres no mercado de trabalho, sendo até hoje utilizada para diálogos com esse fim.

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Publicado
2023-10-09
Como Citar
Félix de Souza, A. C. (2023). As mulheres e a Segunda Guerra Mundial: dimensões do trabalho feminino e a ação propagandista. Revista Discente Ofícios De Clio, 8(14), 402-414. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/6987
Seção
Artigos Livres