Orfandade e pobreza

o aspecto educacional do Asilo de Santa Teresa no século XIX (1830-1880)

  • Carlos Augusto Lima Barros Universidade Estadual do Maranhão
Palavras-chave: Órfãs e desvalidas, Asilo de Santa Teresa, Assistência

Resumo

Os recolhimentos femininos se apresentaram enquanto um espaço que ofertou ajuda a mulheres em situações de vulnerabilidade na sociedade e para, além disso, se inserem na mentalidade da época que demonstravam a importância em resguardar o corpo feminino de um mundo pecaminoso. O Asilo de Santa Teresa teve um papel bem importante no contexto maranhense do século XIX ao se revelar enquanto um espaço de abrigo para meninas em situação de pobreza e orfandade, oferecendo sustento material, bem como proporcionando uma educação condizente com o contexto da época. A assistência ofertada e a mentalidade da época em relação à mulher e o tipo de ensino que lhe deveria ser ofertado são elementos que ao passarem uma análise contribuem para uma visão crítica com a utilização das discussões de gênero sobre essas meninas órfãs e a forma como esse trabalho assistencial foi desenvolvido com o objetivo de educar esses corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-10-09
Como Citar
Lima Barros, C. A. (2023). Orfandade e pobreza: o aspecto educacional do Asilo de Santa Teresa no século XIX (1830-1880). Revista Discente Ofícios De Clio, 8(14), 30-42. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/6960
Seção
Artigos Livres