Museu Imperial

narrar entre as reticências da memória e as exclamações da História

  • Priscila Lopes d’Avila Borges
Palavras-chave: Ensino de história, Museus históricos, Educação museal, Museu imperial

Resumo

O presente trabalho propõe a análise dos discursos produzidos na visita guiada do Museu Imperial (Petrópolis-RJ), bem como o estudo de elementos materiais da exposição permanente da instituição. A composição hegemônica formulada pelo museu, como retrato da sociedade oitocentista, promove silenciamentos ensurdecedores acerca de temas sensíveis da história do Brasil, restringindo a percepção dos visitantes. O artigo indica alguns desafios do uso pedagógico de museus históricos. Em seguida, apresenta dados coletados em visitas observadas em pesquisa de campo, entre os anos de 2017 e 2018, com o objetivo de esclarecer a natureza hegemônica das narrativas do setor educativo e da exposição permanente do museu. Finalmente, aborda dificuldades cognitivas do público escolar, decorrentes da atual relação social com o tempo, no uso do patrimônio material e memória coletiva reforçada por museus históricos, superando as fronteiras expográficas.

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Publicado
2022-09-14
Como Citar
Lopes d’Avila Borges, P. (2022). Museu Imperial: narrar entre as reticências da memória e as exclamações da História. Revista Discente Ofícios De Clio, 5(8), 190. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/1899
Seção
Dossiê Memórias, Patrimônios e Narrativas