A educação como um meio transformador da consciência histórica

  • Jaqueline Kotlinski
  • Bruno César Pereira
Palavras-chave: Educação, Museu, Relações étnico-raciais

Resumo

Os problemas enfrentados pelo ensino de História geram um grande debate na academia sobre as mais variadas formas de ensino, sendo assim o presente trabalho busca analisar um espaço que aos poucos foi intitulado de museu pela população, e que também pode ser  caracterizado como um espaço educacional não formal. O museu a ser estudado é de cunho privado, pertencente a um neto de escravo liberto, localizado na cidade de Guarapuava-PR. O Espaço contém uma grande quantidade de objetos e documentos que chegaram até ele por doações e até mesmo por herança de sua família. Utilizando de entrevistas, fotografias e demais documentos, buscamos compreender a importância desse espaço para o ensino e como ela contribui para a educação das relações Étnico-raciais que com a lei 10639/2003, se tornou obrigatório nas escolas, o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-09-12
Como Citar
Kotlinski, J., & César Pereira, B. (2022). A educação como um meio transformador da consciência histórica. Revista Discente Ofícios De Clio, 2(3), 104. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/1826
Seção
Dossiê Educação