PRÁTICA PROJETUAL

DESIGN E MARKETING PARA A VALORIZAÇÃO DO TURISMO RURAL LOCAL

  • Saarah Gottinari
  • Helena de Araújo Neves

Résumé

Este artigo tem o intuito de apresentar os resultados projetuais obtidos por meio de uma pesquisa desenvolvida junto aos cursos de Design da Universidade Federal de Pelotas. O foco de tal investigação concentrou-se no campo do Design Gráfico, voltado para as áreas de Identidade Visual, marketing e turismo. Este artigo, por sua vez, tem por objetivo apresentar parte dos resultados obtidos com a referida investigação, expondo, em especial, os processos mercadológicos que levaram à criação de uma nova Identidade Visual para a Rota Pelotas Colonial, localizada na colônia de Pelotas – cidade ao sul do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos ilustram o quão complexa é a criação de uma Identidade Visual, principalmente quando é preciso representar vários empreendimentos em uma só marca – como era o caso da Rota investigada.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Références

BORGES, S. O Marketing e o Turismo: Um estudo
para pensar a visibilidade da Cascata enquanto lugar
turístico. Pelotas: Fatec Senac, 2007.
CHAVES, N. La marca-país em la América
Latina: bases teóricas y técnicas del diseño de la
marca-país y auditoria gráfica de veinte países latino-
-americanos. 1. ed. Buenos Aires: La Corujia, 2011.
FRASCARA, J. El diseño de comunicación.
Buenos Aires: Infinito, 2006.
FREIRE-MEDEIROS, B.; CASTRO, C. A cidade e
seus souvenires: O Rio de Janeiro para o turista.
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v.1, n.1, p.
34-53, set. 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.
4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e
suas possibilidades. In: Revista de Administração
de Empresas, v. 35, n. 2, Mar/Abr. 1995, p. 57-63.
GOTINARI, Saarah. Identidade Visual para a Rota Pelotas Colonial: Design e Marketing para
valorização do Turismo Rural Local. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design
Digital) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas,
2015.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de
Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall,
2006.
LOVELOCK, C.; WIRTZ, J. Marketing de Serviços: pessoas, tecnologias e resultados. 5. ed. São
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LUPTON, E. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. 2. rev. São
Paulo: Cosac Naify, 2013.
___________ ; PHILLIPS, J. C. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas
de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração,
análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo:
Atlas, 2002.
PEÓN, M. L. Sistemas de Identidade Visual. 2.
ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2001.
PINHEIRO, D.; GULLO, J. Comunicação integrada de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Publiée
2021-10-26
Rubrique
Metodologias do Design: tecnologias, sistemas e processos