MEMÓRIA GRÁFICA EM TEMPOS LÍQUIDOS

COMO PRESERVAR O LIVRO DIGITAL

  • Thaís Cristina Martino Sehn
  • José Luís Farinatti Aymone
Palavras-chave: Modernidade líquida, Livro digital, Hipertexto, E-book, Cibercultura

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a memória humana na cibercultura a partir do que se compreende por “livro digital”. Com base no conceito de Zigmunt Bauman, o estudo enfoca a transição da Modernidade Sólida para a Líquida, possibilitando compreender os preceitos que configuraram a Modernidade Líquida, e nesta, o cenário social no qual se insere o sujeito leitor. Percebe-se em diversos contextos culturais o reflexo deste estatuto das informações computacionais, através de características como efemeridade, fragmentação e desterritorialização. Na cibercultura tais peculiaridades tornam-se muito claras. Através do hipertexto e da hibridização de linguagens o livro ganha novas configurações nas “prateleiras” virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BEIGUELMAN, Giselle. Livros sociais para leitura em rede - Entrevista com Bob Stein. 2011. Disponível em Acesso em 9 jun 2012.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p.283-350: Culturas híbridas, poderes oblíquos.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.

DIJCK, José van. Mediated memories in the digital age. Standfort University Press: California, United States of America, 2007.

DODEBEI,Vera. Novos meios de memória. Livros e leitura na época dos weblogs. in: Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação; Edição Especial. 2009: Pesquisas em Ciência da Informação no Brasil e no Canadá. Disponível em: Acesso em 10 jun 2012.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Organizado por Rafael Cardoso. Tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LEMOS, André. Cibercultura: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MACHADO, Arlindo. Fim do livro? In______. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: O Desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

MONTEIRO, Silvana Drumond; CARELLI, Ana Esmeralda; PICKLER, Maria Elisa Valentin. A Ciência da Informação, Memória e Esquecimento. In: DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação – Vol. 09, n° 6: (dez de 2008). Disponível em: < http://www.dgz.org.br/dez08/Art_02.htm>. Acesso em: 20 set. 2011).

ORTIZ. Renato. Cultura e modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1998.

POOLE, Buzz. The social context of reading: five questions for Bob Stein. 2011. Disponível em Acesso em 9 jun 2012.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens Líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Ed. Paulus, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Os espaços líquidos da cibermídia. In:Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2005. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2012
Publicado
2021-10-26
Seção
Metodologias do Design: tecnologias, sistemas e processos