O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A titulação mínima para autores é Mestrado Acadêmico.
  • Envio do arquivo separado com formação acadêmica, instituição a qual o autor está atualmente vinculado, últimas três publicações, endereço eletrônico e um telefone para contato.
  • O manuscrito submetido obedece o número aproximado de palavras indicado (artigos 9.000; ensaios 4.000; resenhas 3.000).
  • Em caso de resenha, a publicação é de obra autoral publicada há até 24 meses.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

1.  A Revista Sul-Americana de Ciência Política (RSulACP) é o periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Aceita artigos ambientados na área da Ciência Política e respectivas subáreas; resenhas de obras autorais relevantes – nacionais, regionais e internacionais – publicadas nos últimos vinte e quatro meses na área da Ciência Política e respectivas subáreas; textos ensaísticos relacionados à “política” ou ao “político” de maneira livre e criativa que estimulem o diálogo da Ciência Política com outras disciplinas e leituras (História, Filosofia, Sociologia, Relações Internacionais, Psicanálise, Literatura, etc.). Os textos submetidos deverão ser originais e inéditos, submetendo-se exclusivamente ao processo de avaliação da RSulACP. A titulação mínima para autores é Mestrado Acadêmico. Os textos recebidos devem respeitar às Diretrizes aos Autores.

2. A publicação está condicionada à avaliação editorial, ao cumprimento das Diretrizes para Autores e à aprovação pelos pareceristas anônimos (double-blind review). 

3. Os artigos serão publicados em português, espanhol ou inglês. Devem conter em torno de 9.000 palavras e ser digitados em espaço 1,5, utilizando fonte TNR em tamanho 12. Deverão ainda estar acompanhados de resumos com aproximadamente 150 palavras, em português e espanhol ou inglês, os quais deverão conter cinco palavras-chave.

4. As resenhas serão publicadas em português, espanhol ou inglês. Devem versar sobre obras autorais relevantes na área da Ciência Política nacional, regional e internacional, publicadas nos últimos vinte e quatro meses. Deverão conter em torno de 3.000 palavras e ser digitadas em espaço 1,5, utilizando fonte TNR em tamanho 12.

5. Os ensaios serão publicados em português, espanhol ou inglês. Devem ser relacionados à “política” ou ao “político” de maneira livre e criativa que estimulem o diálogo da Ciência Política com outras disciplinas e leituras (História, Filosofia, Sociologia, Relações Internacionais, Psicanálise, Literatura, etc.). Deverão conter em torno de 4.000 palavras e ser digitados em espaço 1,5, utilizando fonte TNR em tamanho 12.

6. Todos os textos devem ser acompanhados de um arquivo separado com as seguintes informações: formação acadêmica, instituição a qual o autor está atualmente vinculado, últimas três publicações, endereço eletrônico e um telefone para contato.

7. As notas de rodapé terão o caráter adicional ao longo do texto. As menções aos autores serão inseridas ao longo do texto, devendo ser utilizado o sistema autor-data na forma que segue: 1) Para citações indiretas: (Sobrenome do autor, ano da publicação); exemplo: (Althusser, 1985). 2) Para citações diretas: (Sobrenome do autor, ano da publicação, página); exemplo: (Foucault, 1987, p. 32). 3) Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data, exemplo: (Laclau, 2000a), (Laclau, 2000b).

8. As referências bibliográficas citadas no manuscrito deverão ser apresentadas ao final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

Livro:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo. Local da publicação: nome da editora, ano.
Exemplo:
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1997.

Coletânea:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Local da publicação: nome da editora, ano.
Exemplo:
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em itálico, volume e número do periódico,  intervalo de páginas, ano da publicação.
Exemplo:
LACLAU, Ernesto. Os novos movimentos sociais e a pluralidade do social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 1, n. 2,  p. 41-47, 1986.

Dissertações e teses:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, ano.
Exemplo:
SOARES, Gláucio. A. D. Desenvolvimento econômico e radicalismo político. Tese de Doutorado. Washington University St Louis Mo, 1965.

Internet (documentos eletrônicos):

SOBRENOME, Nome. Título [Online]. Nome do site, ano. Disponível em: <indicar o sítio eletrônico>. Acesso em dia, mês e ano.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A titulação mínima para autores é Mestrado Acadêmico.
  2. Envio do arquivo separado com formação acadêmica, instituição a qual o autor está atualmente vinculado, últimas três publicações, endereço eletrônico e um telefone para contato.
  3. O manuscrito submetido obedece o número aproximado de palavras indicado (artigos 9.000; ensaios 4.000; resenhas 3.000).
  4. Em caso de resenha, a publicação é de obra autoral publicada há até 24 meses.
  5. As referências bibliográficas estão de acordo com as Diretrizes para Autores.

 

Declaração de Direito Autoral

 

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.