Campanhas e Legislação Eleitoral os governos estaduais nas eleições de 2018

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Mércia Alves
Barbara Lima

Resumen

O artigo analisa a dinâmica financeira das campanhas dos governadores eleitos em 2018, com o objetivo de verificar, de forma comparada, como a Minirreforma Eleitoral de 2015 e o conjunto de resoluções aprovadas em dezembro de 2017 refletiram na forma pela qual os partidos arrecadam e concentraram os recursos. Para isso, são observadas as prestações de contas elaboradas pelos partidos eleitos em 2018, disponibilizados pelo TSE. Conclui-se que as medidas tomadas para diminuir o custo das campanhas eleitorais foram eficazes, principalmente a alteração no perfil de doações e a redução dos dias de campanha e de tempo diário de TV. Apesar disso, ainda há concentração de recursos em atividades de comunicação, principalmente na produção audiovisual. Algumas tendências foram apontadas e merecem atenção em pesquisas posteriores: o autofinanciamento, o financiamento coletivo, e o impulsionamento de conteúdo. Por fim, o capital político das lideranças pareceu uma variável essencial para compreensão da dinâmica financeira das campanhas analisadas.

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Cómo citar
Alves, M., & Lima, B. (2021). Campanhas e Legislação Eleitoral: os governos estaduais nas eleições de 2018. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 6(1), 157-175. Recuperado a partir de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/Sul/article/view/131
Sección
Artigos

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