Ecos da Mídia no Discurso Parlamentar

Main Article Content

Luis Felipe Miguel
Helena Máximo

Abstract

O ambiente de representações do mundo social construído pelos meios de comunicação age tanto sobre os cidadãos comuns quanto sobre líderes partidários, parlamentares e governantes.
A mídia tem, assim, um papel importante na formação do universo de referências a partir do qual os integrantes das elites políticas constroem suas ações. Tendo essas ideias como premissas e
considerando que o discurso é um aspecto crucial da atividade dos congressistas, este trabalho busca perceber como os conteúdos da mídia embasam, sustentam e referenciam os  pronunciamentos em tribuna dos parlamentares. Como base empírica, foi selecionada uma amostra de discursos pronunciados no plenário da Câmara dos Deputados entre 1999 e 2005. A análise identifica que, na relação entre parlamentares e meios de comunicação, há uma gestão estratégica da própria visibilidade, que passa por calibrar a relação com jornalistas e veículos e, por outro lado, por buscar se associar a temáticas que atraem a atenção dos meios para quem trata delas. Há, ainda, uma conivência instrumental baseada na percepção de que aquilo que é mais importante para o público é o que possui maior destaque nos meios de comunicação.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Luis Felipe Miguel, & Helena Máximo. (2021). Ecos da Mídia no Discurso Parlamentar. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 3(1), 1-19. Retrieved from https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/Sul/article/view/207
Section
Artigos

References

ARNOLD, R. D. The logic of congressional action. New Haven: Yale University Press, 1990.
______. Congress, the press, and political accountability. New York: Russell Sage; Princeton: Princeton University Press, 2004.
BERNARDES, C. B. Visibilidade política e controle da produção jornalística nos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados. Revista Brasileira de Ciência Política, 2011, n. 6, p. 151- 82.
BIROLI, F.; MIGUEL, L. F. Razão e sentimento: a comunicação política e a decisão do voto. Paper apresentado no XX Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). Porto Alegre (RS), de 14 a 18 de junho, 2011.
COOK, T. E. Governing with the news: the news media as a political institution. Chicago: The University of Chicago Press, 1998.
DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Os cabeças do Congresso Nacional – ano 2006. Brasília: DIAP, 2006.
FSB COMUNICAÇÕES. Deputados federais, mídia e conjuntura política. Relatório de pesquisa. Brasília: FSB Comunicações, 2008.
HALLIN, D. C. We keep America on the top of the world: television journalism and the public sphere. New York: Routldege, 1994.
MIGUEL, L. F. Os meios de comunicação e a prática política. Lua Nova, n. 55-56. São Paulo,, 2002, p. 155-84.
MIGUEL, L. F. Mídia, vínculo eleitoral e ação parlamentar, em MESSENBERG, D. et al. (Orgs.), Estudos legislativos: pensamento e ação política. Brasília: Câmara dos Deputados, 2008.