HOSPITALIDADE EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

ANÁLISE DE PESQUISAS APRESENTADAS PELOS EVENTOS DA ANPTUR E ANPAD

Résumé

O estudo tem como objetivo analisar publicações entre 2016 a 2022 sobre hospitalidade em meios de hospedagem, presentes nos anais de dois renomados eventos: o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD e o Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). A pesquisa se classifica como qualitativa, bibliográfica, não probabilística e intencional, utilizando a técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (1977) e o recurso do software Iramuteq versão 0.7 Alpha 2. Os resultados mostraram que a hospitalidade é um assunto importante na gestão do turismo, requerendo profissionais capacitados. Os temas mais recorrentes foram atendimento, acolhimento, protocolos, segurança, memória e experiência de consumo. A perspectiva da Visão Baseada em Recursos (RBV) foi evidenciada nos estudos de Administração, considerando a hospitalidade como recurso estratégico para a vantagem competitiva. As contribuições acadêmicas destacam a falta de consenso teórico sólido sobre o tema, o que pode resultar em estudos pulverizados em diferentes áreas. Em termos práticos, é importante debater a importância da hospitalidade como estratégia empresarial e sua influência na satisfação do cliente em outros setores além do turismo. Indica-se a realização de estudos futuros com gestores de outros setores para identificar o papel da hospitalidade empresarial.

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Bibliographies de l'auteur

Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo - PPGTUR da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Gestão e desenvolvimento do Turismo pelo PPGTUR/UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN. Bacharel em Administração pela UFRN. Técnica em Gerência de produção pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/RN/Natal/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisas em Marcas e Marketing (GPMAR/CNPq/UFRN) da linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Marketing na área de Comunicação.

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Pós-Doutorado em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona, revalidado pela Universidade de Brasília. Mestrado em Comunicação e Estratégia Política pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo Stricto Sensu (PPGTUR/UFRN). Membro pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo GESTUR/CNPq. Membro pesquisadora do Laboratório de Análise Instrumental da Comunicação LAICOM/UFMS-CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Marcas e Marketing GMPAR/CNPq. Membro pesquisadora da Associação Científica para a Avaliação e Medição de Valores Humanos AEVA/Barcelona-Espanha.Tem experiência nas áreas de Turismo Sustentável e Marketing Estratégico, atuando nos seguintes temas: Gestão da Qualidade, Comportamento do Consumidor e Gestão de Marcas (BRANDING).

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Publiée
2023-07-07
Rubrique
ARTIGOS