SUSTENTABILIDADE CULTURAL NUMA COMUNIDADE INDÍGENA
ANÁLISE À LUZ DOS PROCESSOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
Résumé
A transmissão do conhecimento na sociedade pode representar a preservação de valores culturais ao mesmo tempo em que ocorre o desenvolvimento econômico-social. A presente pesquisa tem como objetivo investigar como ocorrem os processos de conversão do conhecimento voltados à sustentabilidade cultural em uma comunidade indígena do estado do Ceará. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa e de natureza descritiva conduzida por meio de uma pesquisa documental que utilizou vídeos da plataforma Youtube como fonte de dados primários. Para análise dos vídeos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e analisaram-se os dados pela perspectiva teórica da sustentabilidade cultural e dos processos de conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. Os resultados de pesquisa possibilitaram a identificação dos processos de conversão do conhecimento na etnia Pitaguary e evidenciaram suas relações com a sustentabilidade cultural, evidenciando que ambientes de compartilhamento de conhecimentos e experiências no contexto de escolas diferenciadas e museus se tornam essenciais para continuidade da cultura. Além disso, preocupações com questões socioeconômicas, como ocupação do solo, trilhas ecológicas e turismo, emergem das narrativas dos indígenas.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
DE ALMEIDA, Jéssica Cavalcanti. Fontes de informação científica: o caso Youtube. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jessica-Cavalcanti- 2/publication/305800540_Fontes_de_informacao_cientifica_o_caso_YouTube/links/60956df ba6fdccaebd15c0d1/Fontes-de-informacao-cientifica-o-caso-YouTube.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
BRANDAO, Cristiane do Nascimento; BARBIERI, José Carlos; REYES, Junior Edgar. Análise dos impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais do turismo indígena: estudo multicasos em comunidades indígenas de Roraima. In: Anais do XXXVII Encontro da Anpad, Rio de Janeiro, 1-16, set, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Centro Cultural do Ministério da Saúde. Mostra de saúde indígena: respeito e cuidados. Brasília, DF, 2015b. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2021.
BRITO, Lydia Maria Pinto; BOLSON, Sayonara Brason. Gestão do conhecimento: Estudo em uma instituição privada de ensino superior. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, Natal, v. 6, n. 2, p. 77-87, 2014. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/download/32664
GARCIA, M. de O.; RODRIGUES, P. E. L.; EMMENDOERFER, M. L.; GAVA, R.;
SILVEIRA, S. de F. R. Usos da Pesquisa Documental em Estudos sobre Administração Pública no Brasil. Teoria e Prática em Administração, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 41–68, 2016. DOI: 10.21714/2238-104X2016v6i1-25211. Disponível em:
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tpa/article/view/25211. Acesso em: 20 jun. 2021.
GOMES, L. S. ; GOMES, C. ; MAEHLER, Alisson Eduardo ; RAASCH, M. ; DIAS, M. F. P.
. Gestão do conhecimento no setor de vitivinicultura: uma comparação entre Brasil, Chile e Argentina. REAT - Revista eletrônica de administração e turismo, v. 14, p. 84/2-104, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/16491/12106 Acesso em: 22 de out. 2021.
GONÇALVES, Cayo. Robson. Bezerra. A dimensão micropolítica das emoções e a (re)organização social indígena Pitaguary (CE). O público e o privado, Fortaleza, 2020, v. 18 n. 35, p. 159-180, jan-abr/2020. 10.52521. disponivel em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/3251
GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. Gestão do conhecimento nas organizações de ensino superior: proposta para construção de uma rede de compartilhamento das práticas docentes na Universidade Federal do Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: ENANCIB, 2015.
KRUEL, Alexandra Jochims. Ignacy Sachs: uma voz sempre atual na sociedade. Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD – ENEO, Florianópolis, v.6, p. 23- 25, mai. 2010
MARTINS, Ricardo Nogueira; NUNES, Flávio. A sustentabilidade cultural no âmbito das políticas de Desenvolvimento sustentável da união europeia: o papel da Cultura nas distinções da capital verde europeia. In: PINA, Helena; REMOALDO, Paula; RAMOS, Conceição. (Org.). The overarching issues of the european space: Rethinking Socioeconomic and Environmental Problems, Repositioning Territorial Development Policies. Porto: UNIVERSIDADE DO PORTO. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016, p. 252- 263
PETRIDES, Lisa A.; NODINE, Thad R. Knowled Management in Education: Defining th landscape, Institute for the Study of Knowledge Management in Education (ISKME), California, Mar. 2003
PINHEIRO, Joceny de Deus. Pitaguary, Povos Indígenas no Brasil. 2021, Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Pitaguary. Acesso em: 20 de jun. de 2021.
PITAGUARY Uma História de Resistência. Direção: Fabrício Luco. [S.l.], 2015. 1 vídeo (30 min.), Publicado pelo canal Mr. B. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fnKIgL-FCI4&ab_channel=Mr.B. Acesso em: 27 jun.2021
SACHS, Ignacy. A Terceira Margem: em busca do ecodesenvolvimento. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos, GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Rev. Bras. de História & Ciências Sociais. n. I, p. 1-15, jul., 2009.
SERRÃO, Mônica; ALMEIDA, Aline; CARESTIATO, Andréa. Sustentabilidade: uma questão de todos nós. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2020.
SILVA, Raimundo Paulino Da. A escola enquanto espaço de construção do conhecimento. Revista Espaço Acadêmico, Natal, v. 12, n. 139, p. 83-91, nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17810/10052
SOUZA, Jacqueline; KANTORSKI, Luciane Prado; LUIS, Margarita Antonia Villar. Análise documental e observação participante na pesquisa em saúde mental. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador ,2011, v. 25, n. 2, p. 221-228 maio/ago. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5252/4469. Acesso em: 23 jun. 2021.
TATUAR gráfismos indígenas, é homenagem? bate-papo com Benício Pitaguary. [S.l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (14 min.), Publicado pelo canal
Wariu. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0d93R3TF8xs&ab_channel=Wariu. Acesso em: 27 jun.2021
TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro, Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Artmed editora, 2008.
TUDO junto e misturado - Povo Pitaguary e Ateliê Tracejar: conexões culturais e arquitetônicas. [S.l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (61 min.), Publicado pelo canal IGARA WEB TV. Disponível em: https://youtu.be/OJwX1aiPA1E. Acesso em: 27 jun.2021
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005
VÍDEO Pitaguary - Protagonismo Indígena. 2012. 1 vídeo (25 min.), Publicado pelo canal Gabribas Produções. Disponível em: https://youtu.be/st4XuO-hBvc. Acesso em: 27 jun.2021
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.