QUALIDADE DE SERVIÇOS EM MUSEUS

A PERCEPÇÃO DOS VISITANTES DO MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA

  • Tiago Savi Mondo
  • Francine Vieira Correa da Silva
  • Ana Iwaki Martins

Résumé

A percepção de qualidade de consumidores pode ser considerada o início de ciclo de satisfação, formação de imagem e desenvolvimento do serviço. No turismo, tal fato se intensifica por se tratar de um serviço altamente experiencial. A partir disso, essa pesquisa objetiva verificar a qualidade percebida por visitantes no Museu Histórico de Santa Catarina, com o intuito de auxiliar a gestão do atrativo na melhoria dos serviços oferecidos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, do tipo de campo. A amostra foi composta por 405 visitantes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário baseado no protocolo TOURQUAL©. Os dados foram coletados entre Março e Maio de 2015 na sala de saída do museu. Os principais resultados indicam que a qualidade percebida é boa, entretanto, a gestão deve se atentar para estrutura e serviços para pessoas com deficiência, variedade de atividades no museu e oferta de tecnologia e interatividade.

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Publiée
2022-03-16
Rubrique
ARTIGOS