A PERCEPÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS EXPORTADORAS DA AMREC

  • Julio Cesar Zilli
  • Juliana Bernardino
  • Roseli Jenoveva Neto
  • Wagner Blauth

Resumen

Com a globalização e a era da tecnologia as empresas estão cada vez mais se utilizando do capital intelectual, que trata diretamente do conhecimento e habilidades exercitadas pelos seus colaboradores, para atuar nas atividades relacionadas ao mercado interno ou internacional.  Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de comércio exterior perante a Gestão do Conhecimento (GC) nas empresas exportadoras da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Quanto aos fins à pesquisa enquadrou-se como descritiva e quanto aos meios de investigação foi classificada como bibliográfica e de campo. A amostra foi composta por 10 empresas exportadoras que mantiveram relacionamento comercial com o mercado externo no período de janeiro a dezembro de 2012. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com abordagem quantitativa para conhecer a percepção dos gestores de comercio exterior em relação à identificação, criação, armazenagem, compartilhamento e utilização da Gestão do Conhecimento. Percebe-se uma sinergia desfavorável por parte dos gestores e da organização ao acompanhamento e implantação da prática de GC. Algumas barreiras como motivação e compartilhamento, relações interpessoais, apoio da estrutura e cultura organizacional estão presentes nas empresas. Para o desenvolvimento das atividades voltadas ao mercado internacional essas barreiras devem ser trabalhadas em conjunto, resultando no emprego benéfico das cinco dimensões da GC: identificação, criação, armazenagem, compartilhamento e utilização.

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Publicado
2022-02-20