CULTURA ORGANIZACIONAL E MODELOS DE GESTÃO:

ENTRE O FOCO NO CIDADÃO E O CUMPRIMENTO DE NORMAS

  • Renata Albuquerque de Carvalho
  • NAPIE SILVA UFERSA

Resumen

Objetivos do Estudo: Analisar os modelos burocrático e gerencial, à luz da cultura organizacional, das práticas administrativas de uma universidade pública em relação ao cumprimento de normas e o foco no cidadão. Metodologia: Os dados que compõem o corpus deste trabalho são de natureza qualitativa e foram obtidos por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas. Foram realizadas 7(sete) entrevistas em profundidade, nas quais os sujeitos eram arguidos por meio de perguntas compatíveis com as características dos diferentes modelos de gestão. Principais Resultados: A partir da análise dos dados coletados, destaca-se o apego à burocracia como forma de proteção utilizada pelos servidores. Contribuições Acadêmicas: Se propõe realizar a pesquisa com um número maior de participantes, em diferentes postos da hierarquia de trabalho. Contribuições Práticas: Dentro do propósito de identificar a percepção dos servidores que atendem ao público em relação às características de suas práticas, e notar se estão mais próximas do cumprimento de normas, impessoalidade e hierarquia ou do foco nas necessidades dos cidadãos.

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Publicado
2024-08-05