INOVAÇÃO DE SERVIÇO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM:

UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA NA FIDELIZAÇÃO DO HÓSPEDE

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar a influência da inovação de serviços sobre a fidelização dos hóspedes aos meios de hospedagem. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa, valendo-se da estatística descritiva. Os dados foram coletados por meio de survey chegando a uma amostra de 188 respondentes válidos. Para análise dos dados realizou-se uma Análise Fatorial Confirmatória e uma Regressão Linear Múltipla. Foi constatado que as inovações inseridas nestes estabelecimentos foram consideradas criativas e vistas como novas no mercado, contribuindo para o vínculo de fidelização entre hóspede e meio de hospedagem. O estudo também confirmou a hipótese de que a inovação de serviços influencia positivamente na fidelização do hóspede. Na contribuição acadêmica, a pesquisa contribui com a ampliação de estudos no contexto de ações de inovação de serviço como determinantes para fidelização dos hóspedes aos meios de hospedagem. No enfoque das contribuições práticas, o estudo reforça a relevância do investimento em práticas inovadoras nos meios de hospedagem, pois sua inserção associada ao envolvimento do hóspede leva a retenção deste.

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Biografía del autor/a

Cristina Maria Silva Leitão de A. Leite, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Turismo e especialista em Marketing e Publicidade em Varejo e em Gestão de Turismo e Hotelaria. Atualmente mestranda do PPGHT (Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo) pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Mais de 12 anos de experiência acadêmica, lecionando cursos técnicos, operacionais e de aperfeiçoamento na área de Turismo e Hotelaria. 6 anos trabalhando como colaboradora em hotéis nas áreas de hospedagem, eventos e comercial.

Silvanio da Silva Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Especialização em Gestão de turismo e hospitalidade e Graduação em Hotelaria pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Brasil. Tem experiência na área de Turismo, Hotelaria e Administração, tanto no mercado, como também na área acadêmica. Atualmente é pesquisador e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Professor da Faculdade Novo Horizonte (FNH).

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Publicado
2023-12-06
Sección
ARTIGOS