COCRIAÇÃO DE VALOR EM PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS

Resumen

a) Objetivos do estudo: Este trabalho propõe uma análise sobre os impactos da cocriação de valor nos processos de recrutamento e seleção entre consultoria especializada e empresas clientes, considerando o empreendedorismo em meio ao cenário da Pandemia da Covid-19.

b) Metodologia/abordagem: Neste contexto, considera-se o modelo DART de cocriação de valor, proposto por Prahalad e Ramaswamy (2004), analisando os elementos diálogo, acesso, risco e transparência em questões pertinentes aos processos de recrutamento e seleção em duas empresas estudadas. Realizou-se pesquisa qualitativa exploratória, através do método de estudo de casos múltiplos, com aplicação de entrevistas semiestruturadas direcionadas aos profissionais das empresas Alfa e Beta, relatando os resultados de semelhanças e diferenças nas práticas cocriativas das empresas.

c) Principais resultados: O marketing digital (LinkedIn) foi analisado no intuito de identificar estratégias que possam facilitar a busca de candidatos potenciais para vagas em aberto. Também foram analisadas as sete competências comuns a todas as trajetórias de negócios e se estas podem ser desenvolvidas ou ampliadas através da cocriação de valor.

d) Contribuições acadêmicas: Como contribuições acadêmicas, este artigo faz a conexão das práticas de marketing da cocriação de valor com o contexto da gestão de recursos humanos, em específico quanto aos processos de recrutamento e seleção mediante práticas interativas.

e) Contribuições práticas: Os resultados obtidos no estudo podem ser aplicados nos processos de recrutamento e seleção, levando em consideração a abordagem do Modelo DART.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Telma Esmerio, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Mestre em Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em Administração. Docente e coordenador adjunto do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA): Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Citas

Ballantyne, D. & Varey, R. J. (2006). Creating Value-in-use through Marketing Interaction: the exchange logic of relating, communicating and knowing. Marketing Theory, 6 (3), 335-348.

Ballantyne, D. & Varey, R. J. (2008). The Service-dominant Logic and the Future of Marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, 36 (1), 11-14.

Brambilla, F. R. & Damacena, C. (2012). Estudo Etnometodológico da Cocriação de Valor no Ensino Superior Privado de Administração com Base na Lógica Dominante do Serviço em Marketing. Revista Brasileira de Marketing, 11 (3), 124-153.

Breaugh, J. A. & Starke, M. (2000). Research on Employee Recruitment: so many studies, so many remaining questions. Journal of Management, 26 (3), 405-434.

Clark, T. (2010). On ‘Being Researched’: why do people engage with qualitative research? Qualitative Research, 10 (4), 399-419.

Dutra, J. S. (2008). Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas.

Edvardsson, B., Gustafsson, A. & Roos, I. (2005). Service Portraits in Service Research: a critical review. International Journal of Service Industry Management, 16 (1), 107-121.

Froehlich, C. (2007). Os Elementos da Competência Organizacional. Tecnicouro, 28 (8), 54-61.

Froehlich, C. (2018). O Processo de Cocriação de Valor no Mercado da Base da Pirâmide. Revista Capital Científico: Eletrônica, 16 (2), 120-133.

Gamonar, F. (2019). Unique Stories: como criar conteúdo no LinkedIn pode fortalecer sua marca pessoal, atrair oportunidades e destacar o que torna você único. São Paulo: DVS.

Guimarães, R. C. (2018). Trabalho e Consumo: proposta de discussão acerca das definições sobre o processo de cocriação. Gestão.org: Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 16 (1), 78-86.

IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2019.

Limongi-França, A. C. & Arellano, E. B. (2002). Os Processos de Recrutamento e Seleção. In: Fleury, M. T. L. (Org.). As Pessoas na Organização. 11.ed. São Paulo: Gente, 61-71.

Malhotra, N. K. (2001). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman.

OIT: Organização Internacional do Trabalho. (2019). Disponível em: Acesso em: 08 ago. 2019.

Orlitzky, M. (2007). Recruitment Strategy. In: Boxall, P.; Purcell, J. & Wright, P. M. (Org.). The Oxford Handbook of Human Resource Management. Oxford: Oxford University Press, 273-299.

Payne, A. F.; Storbacka, K. & Frow, P. (2008). Managing the Co-creation of Value. Journal of the Academy Marketing Science, 36, 83-96.

Prahalad, C. K. & Ramaswamy, V. (2004). The Future of Competition: co-creating unique value with customers. Boston: Harvard Business School Press.

Storey, J.; Ulrich, D. & Wright, P. M. (2009). Introduction. In: Storey, J.; Ulrich, D. & Wright, P. M. (Org.). The Routledge Companion to Strategic Human Resource Management. Routledge: Taylor & Francis, 3-13.

Vargo, S. L. & Lusch, R. F. (2004a). Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. Journal of Marketing, 68 (1), 1-17.

Vargo, S. L. & Lusch, R. F. (2004b). The Four Service Marketing Myths: remnants of a goods-based, manufacturing model. Journal of Service Research, 6 (4), 324-335.

Vargo, S. L. & Lusch, R. F. (2008). Service-dominant Logic: continuing the evolution. Journal of the Academy of Marketing Science, 36 (1), 1-10.

Vargo, S. L. & Lusch, R. F. (2016). Institutions and Axioms: an extension and update of service-dominant logic. Journal of the Academy of Marketing Science, 44 (1), 5-24.

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.
Publicado
2023-07-11
Sección
ARTIGOS