Inovação em Serviços de Turismo na perspectiva do Consumidor Turístico

Uma Revisão Sistemática da Literatura

Resumen

A presente pesquisa visa entender o panorama atual da produção científica sobre inovação em serviços turísticos a partir da perspectiva do consumidor turístico. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem mista, baseada em um levantamento do estado da arte da literatura em revistas científicas indexadas na base de dados Scopus, utilizando procedimentos bibliométricos. Os resultados mostram um aumento de mais de 500% nas publicações sobre o assunto, demonstrando que a pesquisa sobre inovação no turismo se desenvolveu rapidamente. Os artigos foram mapeados em 35 revistas científicas internacionais. No que tange às universidades com o maior número de publicações, a Sunway University liderou o ranking com 3 publicações, revelando-se como um núcleo importante para a disseminação do conhecimento relacionado ao tema. Também identificou-se que o interesse pela temática vem crescendo desde 2019, conforme consta a análise das palavras-chave e o diagrama de densidade. Por meio das descobertas foi possível observar que há uma fragilidade dos estudos desenvolvidos, sobretudo na perspectiva dos gerentes e funcionários, mesmo reconhecida a importância para a percepção dos turistas nesse processo de inovação em serviços. Nesse sentido, este estudo contribui para explorar de forma completa e sistemática até que ponto os estudiosos do turismo estão cientes e intencionalmente trabalhando na inovação em serviços de turismo a partir da perspectiva do consumidor.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

Arbex, D. F., Giglio, K., Perassi, R. L. D. S., & Varvakis, G. J. (2013). Co-creation experiences process for engagement platforms. DataGramaZero, v. 14, n. 3, p. A03., 24(2).

Barcet, A. (2010). Innovation in services: a new paradigm and innovation model. In The handbook of innovation and services. Edward Elgar Publishing.

Belanche, D., Casaló, L. V., & Flavián, C. (2021). Frontline robots in tourism and hospitality: service enhancement or cost reduction?. Electronic Markets, 31(3), 477-492.

Bhat, A. H., Sharma, L., & Chaubey, A. K. (2020). Characterisation of Xenrorhabdus stockiae associated symbiont of Steinernema surkhetense with a note on its geographical distribution and virulence. Egyptian Academic Journal of Biological Sciences A. Entomology, 13, 105-122.

Binkhorst, E. (2006). The co-creation tourism experience. XV International Tourism & Leisure Symposium 2006, Barcelona (Spain).

Bogliacino, F., Lucchese, M., & Pianta, M. (2013). Job creation in business services: Innovation, demand, and polarisation. Structural Change and Economic Dynamics, 25, 95-109.

Buhalis, D. (2019). Technology in tourism-from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review.

Buhalis, D., Harwood, T., Bogicevic, V., Viglia, G., Beldona, S., & Hofacker, C. (2019). Technological disruptions in services: lessons from tourism and hospitality. Journal of Service Management.

Camisón, C., & Monfort-Mir, V. M. (2012). Measuring innovation in tourism from the Schumpeterian and the dynamic-capabilities perspectives. Tourism management, 33(4), 776-789.

Chen, W. J. (2011). Innovation in hotel services: Culture and personality. International Journal of Hospitality Management, 30(1), 64-72.

Chen, J. S., Kerr, D., Chou, C. Y., & Ang, C. (2017). Business co-creation for service innovation in the hospitality and tourism industry. International Journal of Contemporary Hospitality Management.

Chesbrough, H. W. (2006). The era of open innovation. Managing innovation and change, 127(3), 34-41.

Costa, D. (2013). Co-Criação uma perspectiva do consumidor. 163f (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Ciências)-Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade São Paulo, Ribeirão Preto).

Dencker, A. (1998). Metodologia científica. Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: Senac.

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2011). Handbook of qualitative research. (4th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications.

Donthu, N., Kumar, S., Mukherjee, D., Pandey, N., & Lim, W. M. (2021). How to conduct a bibliometric analysis: An overview and guidelines. Journal of Business Research, 133, 285–296. doi:10.1016/j.jbusres.2021.04.070.

Drejer, I. (2004). Identifying innovation in surveys of services: a Schumpeterian perspective. Research policy, 33(3), 551-562.

Gomezelj, D. O. (2016). A systematic review of research on innovation in hospitality and tourism. International Journal of Contemporary Hospitality Management.

Gómez‐Vega, M., & Herrero‐Prieto, L. C. (2018). Achieving tourist destination competitiveness: Evidence from Latin‐American and Caribbean countries. International Journal of Tourism Research, 20(6), 782-795.

Grissemann, U. S., Pikkemaat, B., & Weger, C. (2013). Antecedents of innovation activities in tourism: An empirical investigation of the Alpine hospitality industry. Tourism: An International Interdisciplinary Journal, 61(1), 7-27.

Gustafsson, A., Snyder, H., & Witell, L. (2020). Service innovation: a new conceptualization and path forward. Journal of Service Research, 23(2), 111-115.

Hjalager, A. M. (2010). A review of innovation research in tourism. Tourism management, 31(1), 1-12.

Ibănescu, B. C., Stoleriu, O. M., Munteanu, A., & Iațu, C. (2018). The impact of tourism on sustainable development of rural areas: Evidence from Romania. Sustainability, 10(10), 3529.

Işık, C., Aydın, E., Dogru, T., Rehman, A., Sirakaya-Turk, E., & Karagöz, D. (2022). Pesquisa em inovação no campo do turismo e hotelaria: uma análise bibliométrica e de visualização. Sustentabilidade , 14 (13), 7889.

Jalilvand, M. R. (2017). The effect of innovativeness and customer-oriented systems on performance in the hotel industry of Iran. Journal of Science and Technology Policy Management.

Krishnan, M. S., & Prahalad, C. K. (2008). Nova Era Da Inovaçao, a. Elsevier Brasil.

Kristensson, P., Matthing, J., & Johansson, N. (2008). Key strategies for the successful involvement of customers in the co‐creation of new technology‐based services. International journal of service industry management, 19(4), 474-491.

Lou, L., Tian, Z., & Koh, J. (2017). Tourist satisfaction enhancement using mobile QR code payment: An empirical investigation. Sustainability, 9(7), 1186.

Lovelock, C., Jocken, W., & Hemzo, M. A. (2011). Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2011.

Martins, C., Fiates, G. G. S., & Pinto, A. L. (2016). A relação entre os clusters de turismo e tecnologia e seus impactos para o desenvolvimento local: um estudo bibliométrico da produção científica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 10, 65-88.

Martins, G. D. A., & Theóphilo, C. R. (2009). Metodologia da investigação científica. São Paulo: Atlas, 143-164.

Miles, I., Kastrinos, N., Bilderbeek, R., Den Hertog, P., Flanagan, K., Huntink, W., & Bouman, M. (1995). Knowledge-intensive business services: users, carriers and sources of innovation.

Monteiro, J. C. (2016). Cocriação e experiências turísticas: um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil.

Najda-Janoszka, M., & Kopera, S. (2014). Exploring barriers to innovation in tourism industry–the case of southern region of Poland. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 110, 190-201.

Neuhofer, B., Buhalis, D., & Ladkin, A. (2013). Experiences, co-creation and technology: A conceptual approach to enhance tourism experiences. Tourism and global change: On the edge of something big, 546-555.

OCDE (2005). Oslo Manual 2005. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Oliveira, F. A. D. (2014). Schumpeter: a destruição criativa e a economia em movimento. Revista de História Econômica & Economia Regional Aplicada, 10(16), 1-24.

Oliveira, M. F. (2011). Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Universidade Federal de Goiás. Catalão–GO.

Ostrom, A. L., Bitner, M. J., Brown, S. W., Burkhard, K. A., Goul, M., Smith-Daniels, V., ... & Rabinovich, E. (2010). Moving forward and making a difference: research priorities for the science of service. Journal of service research, 13(1), 4-36.

Panfiluk, E., & Szymańska, E. (2017). The measurement of the innovativeness of health tourism services using an adequacy matrix title of the article. Entrepreneurship and Sustainability Issues, 4(4), 400-420.

Peixoto, N. E. S., Farias, J. S., & Pereira-Filho, M. M. (2021). Panorama da Produção Empírica Internacional de Inovação em Serviços Turísticos entre 2008 e 2020: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext), 16(1), 56-74.

Pikkemaat, B., & Zehrer, A. (2016). Innovation and service experiences in small tourism family firms. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research.

Pine, B. J., & Gilmore, J. H. (1998). Welcome to the experience economy. Harvard Business Press.

Pine, B. J., & Gilmore, J. H. (2011). The experience economy. Harvard Business Press.

Prahalad, C. K., & Ramaswamy, V. (2002). The co-creation connection. Strategy and business, 50-61.

Sampieri, R. H., Callado, C., Lucio (2013). Maria del PB trad: Daisy Vaz de Moraes. Metodologia de Pesquisa. 5ª edição Porto Alegre.

Schlüter, R. G. (2003). Metodologia da pesquisa em turismo e hotelaria. São Paulo: Aleph.

Schumpeter, J. A. (1961). Capitalismo, Socialismo e Democracia (Tradução Ruy Jungmann). Rio de Janeiro, RJ: Editora Fundo de Cultura.

Snyder, H. (2019). Literature review as a research methodology: An overview and guidelines. Journal of business research, 104, 333-339.

Souto, J. E. (2015). Business model innovation and business concept innovation as the context of incremental innovation and radical innovation. Tourism management, 51, 142-155.

Sundbo, J., & Gallouj, F. (1998). Innovation in service. PREST-Policy Research in Engineering. Science & Technology. Manchester.

Tajeddini, K., Martin, E., & Altinay, L. (2020). The importance of human-related factors on service innovation and performance. International Journal of Hospitality Management, 85, 102431.

Tether, B. S. (2003). What is innovation?: Approaches to distinguishing new products and processes from existing products and processes. Centre for Research on Innovation and Competition, University of Manchester.

Tidd, J., & Bessant, J. (2015). Gestão da inovação-5. Bookman Editora.

Travel & Tourism economic impact. (n.d.). Wttc.org. Retrieved October 26, 2022, from https://wttc.org/Research/Economic-Impact.

Tussyadiah, I. P., & Fesenmaier, D. R. (2009). Mediating tourist experiences: access to places via shared videos. Annals of tourism research, 36(1), 24-40.

Van Eck, N. J., Waltman, L., Dekker, R., & Van Den Berg, J. (2010). A comparison of two techniques for bibliometric mapping: Multidimensional scaling and VOS. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 61(12), 2405-2416.

Van-Riel, A. C., Calabretta, G., Driessen, P. H., Hillebrand, B., Humphreys, A., Krafft, M., & Beckers, S. F. (2013). Consumer perceptions of service constellations: implications for service innovation. Journal of Service Management.

Vargo, S. L., & Lusch, R. F. (2014). Evolving to a new dominant logic for marketing. In The service-dominant logic of marketing (pp. 21-46). Routledge.

Xie, L., Guan, X., Lin, X., & Huan, T. C. (2020). Triad collaboration of hotel employers, employees and customers for service innovation in a changing world. Journal of Hospitality and Tourism Management, 44, 10-18.

Yeh, T. M., Chen, S. H., & Chen, T. F. (2019). The relationships among experiential marketing, service innovation, and customer satisfaction—A case study of tourism factories in Taiwan. Sustainability, 11(4), 1041.

Publicado
2024-02-21
Sección
ARTIGOS