INOVAÇÕES EM MARKETING PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Resumen

a) Objetivos do estudo: Ao longo das últimas décadas, verifica-se uma conscientização gradativa quanto ao valor de uma vida saudável, incluindo o consumo de alimentos saudáveis. O marketing na promoção da saúde, considerando a grande possibilidade de veiculação de informações relativas aos alimentos e quando bem conduzidas, torna-se um importante instrumento no processo de educação alimentar. O objetivo deste estudo é analisar a produção e propagação do conhecimento científico, envolvendo as inovações em marketing para a promoção da alimentação saudável.

b) Metodologia/abordagem: Foi realizado um estudo biliométrico a partir de uma base de dados disponibilizada pela plataforma Web of Science, tem-se uma amostra de 108 artigos distribuídos em 86 fontes diferentes, entre journals e conferências. Com a utilização do software VosViewer, foi feito considerações acerca da evolução das pesquisas e demais análises relacionadas.

c) Principais resultados: Os resultados demonstraram que os temas mais recorrentes são: comportamento do consumidor, alimentos funcionais e inovação de produtos. Além disso, ouve um crescimento recente no estudo da temática.

d) Contribuições acadêmicas: O estudo descreve a conjuntura atual do cenário acadêmico acerca das inovações de marketing na promoção de uma alimentação saudável, apontando possíveis caminhos para pesquisas futuras.

e) Contribuições práticas: O estudo demonstrou uma propensão ao crescimento de pesquisas envolvendo as inovações em marketing para estimular uma alimentação mais saudável. Esses resultados podem ser utilizados por gestores públicos e privados para dar base as estratégias e ações visando estimular a alimentação saudável da população.

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Biografía del autor/a

Camila Benites Oshiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado
2023-07-06
Sección
ARTIGOS