ATUAÇÃO DOS DESENVOLVEDORES DE JOGOS SÉRIOS E GAMIFICAÇÃO

PESQUISA QUALITATIVA EM DIFERENTES EMPRESAS

  • Daniel Hank Miri
  • Débora Machado da Silva
  • Juliana Matte
  • Cassiane Chais
  • Pelayo Munhoz Olea

Resumen

Embora os jogos sérios possuam a mesma forma de jogos comuns, apresentam um objetivo principal que difere da diversão. Atrelada a esse setor, a gamificação, que é o uso dos elementos dos jogos, vem em constante crescimento. Só em 2019, no Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, esse mercado produziu 138 jogos, aplicativos ou softwares, gerando um faturamento de 32,5 milhões de reais. Diante disso, o propósito deste estudo consiste em analisar a atuação de seis desenvolvedores de diferentes empresas quanto à motivação e ao engajamento dos usuários de jogos sérios e gamificação. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi aplicada, por meio de uma entrevista semiestruturada, com seis profissionais de diferentes empresas que atuam no mercado gaúcho de jogos sérios e gamificação. Como resultados, verificou-se que o trabalho dos desenvolvedores visa à motivação e ao engajamento dos usuários, mas que essa meta não constitui a essência de tal trabalho. Além disso, os entrevistados citaram aspectos de treinamento e comunicação percebidos em meio à competição ou colaboração que ocorre na aplicação das ferramentas de gamificação e jogos sérios, bem como foco no engajamento do grupo de trabalho, com destaque para os elementos de pontuação, feedback e recompensas.

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Publicado
2022-05-09