GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE VITIVINICULTURA
UMA COMPARAÇÃO ENTRE O BRASIL, CHILE E ARGENTINA
Resumen
Sendo considerada fonte de vantagem competitiva, de criação de inovação, a gestão do conhecimento é considerada uma fonte interna da organização que merece atenção. A região da Campanha Gaúcha, no Brasil, assim como o Chile e a Argentina possuem uma trajetória relevante para sua economia no setor vitivinícola. Com isso buscou-se analisar o processo de geração e disseminação do conhecimento comparativamente em vinícolas destes três locais. Para isso foram realizadas entrevistas com roteiro semi-estruturado, baseado nos estudos de Nonaka e Takeuchi (1997) e Gomes et al. (2017). No total foram dez entrevistas com coordenadores, responsáveis, gerentes, enólogos, sommeliers, dos três países. Estas foram gravadas e transcritas para realização da análise de dados. Como resultados pode-se perceber que nas vinícolas chilenas a importância dada para a contratação de profissionais com vasto conhecimento e informações é enfatizada, assim como em relação a qualificação dos seus colaboradores. Já nas vinícolas argentinas o conhecimento era transmitido de forma tácita pela família, e todos os processos, normas e regulamentos são definidos de forma explícita em documentos. Nas vinícolas do Brasil combinam o conhecimento tácito de outras cultivares com o conhecimento explícito que vêm adquirindo através de qualificação.