MODELO SECI E “BA” DE NONAKA E TAKEUCHI APLICADO À AREA DE CONTROLADORIA
Resumen
Os estudos atuais sobre gestão do conhecimento estão mais focados nos profissionais e departamentos que desenvolvem produtos e serviços. Para tentar preencher a lacuna nas pesquisas, investigamos a gestão do conhecimento com 138 profissionais do departamento de Controladoria atuantes em um grupo brasileiro de comunicação, especificamente a responder qual é a validade empírica do Modelo SECI e Ba de Nonaka e Takeuchi para explicar a forma como os profissionais da área de Controladoria adquirem e compartilham conhecimento. Para isso, utilizamos uma análise fatorial confirmatória a qual validou estatisticamente a escala desenvolvida para medir as diferentes etapas do modelo SECI e também uma análise de correlação entre este modelo e os diferentes tipos de Ba. Também utilizamos a pesquisa qualitativa, onde os resultados do survey foram discutidos com seis profissionais de forma a obter maiores explicações sobre os resultados. Os principais resultados indicam que o aprendizado formal tem menor importância e o “aprender fazendo” é uma das principais formas de aquisição de conhecimento, e a interação com colegas na rotina do trabalho possui grande relevância na aquisição e compartilhamento de conhecimentos. Por outro lado, o contexto virtual não se mostrou tão eficaz. O estudo inova por validar uma escala do modelo SECI e Ba aplicável a área de controladoria, além de combinar método quantitativo com qualitativo.