AÇÕES DE MARKETING PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Abstract

O presente trabalho busca discutir as ações de marketing construídas para a cidade do Rio de Janeiro para enfrentamento da COVID-19. A pesquisa de caráter exploratório adotou o método qualitativo e utilizou como instrumentos de coleta entrevistas com roteiros semiestruturados aos principais agentes da SETUR-RJ, RioTur. Aplicou-se o método de análise de conteúdo, sendo este uma técnica refinada, a qual é indicada para análise de dados qualitativos textuais, ela se realiza pela inferência dos conhecimentos relativos às condições de produção (Bardin, 2011). Por meio deste estudo, foi possível identificar que houve ações elaboradas para lidar com o período adverso. Entretanto, a efetividade na aplicação destas ações não ocorreu como esperado. Os desdobramentos deste período causaram impacto na imagem da localidade. É importante ressaltar que esta pesquisa e, consequentemente, seus resultados, representam um recorte temporal da pandemia e sua gestão no Rio de Janeiro. É necessário que o monitoramento perdure para que novas medidas sejam pensadas e construídas a partir de pesquisas como estas.

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Author Biographies

Elielton dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Paraná.

Carolina Lescura, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora adjunta do curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora e mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Bacharelem Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Published
2023-08-16
Section
ARTIGOS