APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL FRENTE A CRISES: UM OLHAR A PARTIR DA RESILIÊNCIA ORGANIZACIONAL

Abstract

Em um período turbulento marcado pela grave crise sanitária que eclodiu no Brasil, estudos têm buscado entender como as empresas se adaptam a essa nova configuração e se fortalecem nesse processo de enfrentamento a adversidades. Frente a isto, este estudo foi norteado pela seguinte questão de pesquisa: Como um período de pandemia pode gerar aprendizagem para uma empresa familiar por meio da resiliência organizacional? A partir da literatura de resiliência e aprendizagem organizacional, desenvolveu-se um estudo de caso em uma empresa familiar. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, que enfatizaram aspectos inerentes a característica resiliente de aprendizagem e a aprendizagem informal, buscando relacioná-las com o intuito de entender o enfrentamento da empresa ao período de pandemia. Para a análise, fez-se uso da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados, destacam-se os aprendizados desenvolvidos a partir da ótica da capacidade de adaptação e de aprendizagem da resiliência organizacional, tais como: renegociações de contratos com maiores prazos, criação de reservas de recursos financeiros e evitar dispensar colaboradores com mais antecedência. Por fim, conclui-se apontando que a empresa analisada neste caso desenvolveu aprendizados para responder a futuras crises através de aspectos pertencentes a teoria da resiliência organizacional.

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Author Biographies

Felipe Kopp Leite, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis (FURG). É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Francielle Molon da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Mestre em Administração (UFRGS) e Doutora (UFRGS). Professora Adjunta do Centro de Ciências Sócio-organizacionais (UFPel).

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora Associada da UNIOESTE. Doutora em Administração pela (PUC-PR). Mestra em Administração(FURB). Especialista e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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Published
2023-07-06
Section
ARTIGOS