A SUSTENTABILIDADE COMO CRITÉRIO PARA A SELEÇÃO DE RESTAURANTES
Abstract
No sentido de analisar as informações de clientes sobre critérios de sustentabilidade como fator de seleção de restaurantes, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório. Para tal, como técnica de coleta de dados, utilizou-se o questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas relacionadas à gastronomia sustentável como critério para seleção de restaurantes pelos clientes que estavam hospedados em dois meios de hospedagens localizados em dois municípios da Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul: Caxias do Sul e Garibaldi. Os resultados permitem concluir que as práticas sustentáveis não são os critérios mais utilizados pelos clientes para escolher restaurantes. O preço das refeições, o conforto do restaurante, a variedade do cardápio e a localização foram os critérios mais apontados pelos participantes da pesquisa. Em relação aos meios de comunicação mais utilizados pelos participantes para identificar os tipos de alimentos que os restaurantes oferecem, distinguem-se os seguintes: indicação de amigos, redes sociais, site de restaurantes. Conclui-se que a sustentabilidade, em geral, não está internalizada nas condutas de clientes como critério para a seleção de restaurantes. A implantação de práticas da gastronomia sustentável pelos serviços de alimentação permite estabelecer importantes relações entre o serviço oferecido e o cliente, uma vez que, ao efetivar tais práticas, o estabelecimento pode demonstrar maior preocupação com a saúde do consumidor e com os impactos causados pelo setor ao meio ambiente, bem como estimular as comunidades locais ou regionais na adoção de práticas sustentáveis e, dessa forma, promover a cultura e tradição, potencializando o desempenho econômico dessas comunidades.