MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS AGENCY-COMMUNITY
UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Abstract
Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos técnico-administrativos em educação acerca dos modelos de gestão de pessoas agency-community. A revisão bibliográfica, apoiou-se nas perspectivas teóricas do modelo de gestão de pessoa agency-community, propostos por Rousseau e Arthur (1999). Para tal, realizou-se um estudo de caso, de natureza descritiva, com emprego de abordagem metodológica quantitativa, em duas Instituições Federais de Ensino Superior, uma localizada no Estado do Maranhão (IES A) e outra no Estado do Rio Grande do Sul (IES B). Por se tratar de um estudo comparativo, os dados referentes a IES B foram retirados de Segala (2013). Com base na análise dos resultados, identificou-se o predomínio de uma noção community, de natureza alta, entre os técnico-administrativos da IES A. Comparando com os resultados da IES B, em relação à noção community, observa-se uma similaridade absoluta entre os resultados encontrados na IES A. A noção agency apresentou média nas duas instituições, com uma pequena variação entre médio e alto.