GESTÃO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

UM ESTUDO NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA

  • Aléssio Bessa Sarquis
  • Sonia Francisca Monken
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
  • Rosana da Rosa Portella Tondolo
  • Giovanni Matiuzzi Zacarias

Abstract

A aprendizagem organizacional é relevante nas organizações que atuam em situações de emergência no atendimento à comunidade. Este artigo analisa a prática de gestão da aprendizagem organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina. Trata-se de estudo exploratório, qualitativo, transversal, na forma de estudo de caso, com entrevista em profundidade, observação direta e levantamento documental. Os resultados revelaram que na organização o processo de aprendizagem envolve programação de aprendizagem corporativa, disseminação interna de informações, reuniões de trabalho, avaliação de desempenho pós-eventos e avaliação do desempenho pessoal; que a aprendizagem organizacional acontece de maneira formal, informal, presencial, interna, externa, individual, coletiva, explicita e tácita; que fatores de influência no processo são perfil dos colaboradores, forma de atuação dos dirigentes, Sistema de Comando em Operações e política de disseminação interna de informações. O estudo contribui para ampliar o conhecimento sobre aprendizagem em organizações que atuam em operações de emergência.

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Published
2022-03-24