ATRIBUTOS DESEJADOS EM SERVIÇOS BANCÁRIOS
PERCEPÇÕES EM UMA AMOSTRA DE PREFEITOS BRASILEIROS
Abstract
Estudos do comportamento do consumidor abrangem parte dos modelos de negócios e são direcionados a diversos públicos-alvo. Pouca literatura é encontrada quando o foco são os benefícios esperados por prefeitos municipais no que tange aos serviços bancários. O objetivo deste trabalho é diagnosticar os fatores de importância pela visão dos gestores públicos dos serviços bancários. Para realizar a análise dos componentes principais da escala de 33 itens, foi realizada rotação ortogonal (varimax) em uma amostra de 203 prefeitos municipais, no período de maio a novembro de 2015, com testes de medida de KMO, esfericidade de Barlett, medidas de autovalores (eigenvalues), gráfico scree plot e critérios de Kaiser para a definição do número final de componentes e aferimento do alfa do Cronbach. Os autovalores rotacionados proporcionaram uma análise fatorial exploratória, resultando em três fatores. O instrumento de coleta de dados foi adaptado para a realidade os clientes bancários do setor público, a partir da revisão das teorias de Militello (1984), Richardson e Robinson (1986) e Turnbull e Gibs (1987;1989). Como resultado, foi verificada a geração de três construtos: Relacionamento, Especialização e Conveniência, em consonância com os autores abordados.