INOVAÇÃO DE SERVIÇO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM:
UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA NA FIDELIZAÇÃO DO HÓSPEDE
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a influência da inovação de serviços sobre a fidelização dos hóspedes aos meios de hospedagem. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa, valendo-se da estatística descritiva. Os dados foram coletados por meio de survey chegando a uma amostra de 188 respondentes válidos. Para análise dos dados realizou-se uma Análise Fatorial Confirmatória e uma Regressão Linear Múltipla. Foi constatado que as inovações inseridas nestes estabelecimentos foram consideradas criativas e vistas como novas no mercado, contribuindo para o vínculo de fidelização entre hóspede e meio de hospedagem. O estudo também confirmou a hipótese de que a inovação de serviços influencia positivamente na fidelização do hóspede. Na contribuição acadêmica, a pesquisa contribui com a ampliação de estudos no contexto de ações de inovação de serviço como determinantes para fidelização dos hóspedes aos meios de hospedagem. No enfoque das contribuições práticas, o estudo reforça a relevância do investimento em práticas inovadoras nos meios de hospedagem, pois sua inserção associada ao envolvimento do hóspede leva a retenção deste.
Downloads
Referências
Alberto, S. M. D. S. (2011). Fidelização de clientes na distribuição moderna (Doctoral dissertation, Escola Superior de Comunicação Social).
Allahi, S. (2023). L'integrazione dei Musulmani in Italia: un approfondimento sulle donne.
Alreahi, M., Bujdosó, Z., Lakner, Z., Pataki, L., Zhu, K., Dávid, L. D., & Kabil, M. (2023). Sustainable Tourism in the Post-COVID-19 Era: Investigating the Effect of Green Practices on Hotels Attributes and Customer Preferences in Budapest, Hungary. Sustainability, 15(15), 11859.
Awuku, E., Agyei, P. M., & Gonu, E. (2023). Service innovation practices and customer loyalty in the telecommunication industry. Plos one, 18(3), e0282588..
Babbie, E. (2003). Métodos de pesquisa de survey. 2. reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Bandyopadhyay, S., & Martell, M. (2007). Does attitudinal loyalty influence behavioral loyalty? A theoretical and empirical study. Journal of retailing and consumer services, 14(1), 35-44.
Bharwani, S., & Mathews, D. (2016). Customer service innovations in the Indian hospitality industry. Worldwide Hospitality and Tourism Themes, 8(4), 416-431.
Bi, J. W., Liu, Y., Fan, Z. P., & Zhang, J. (2020). Exploring asymmetric effects of attribute performance on customer satisfaction in the hotel industry. Tourism Management, 77, 104006.
Bogmann, I. M. (2000). Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. Nobel.
Botelho, D. R. (2010). Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro: uma aplicação à ilha de São Miguel (Doctoral dissertation, Universidade dos Acores (Portugal)).
CASTellI, G. (2006). Administração hoteleira. Caxias do Sul: eDuCS, 2003. Gestão hoteleira. São Paulo: Saraiva.
Chang, E. C., & Tseng, Y. F. (2013). Research note: E-store image, perceived value and perceived risk. Journal of business research, 66(7), 864-870.
Chen, C. F., & Tsai, D. (2007). How destination image and evaluative factors affect behavioral intentions?. Tourism management, 28(4), 1115-1122.
Chen, W. J. (2022). How to motivate hotel employees' innovation service behaviours: The mediating role of job embeddedness. Creativity and Innovation Management, 31(4), 651-663.
Chen, Z., Tang, T., Zhang, F., & Deng, M. (2023). Symbiosis-Evolution Game and Scenario-Simulation Analysis of Advanced Manufacturing Enterprises from the Perspective of an Innovation Ecosystem. Sustainability, 15(11), 8647.
Chi, C. G. Q., & Qu, H. (2008). Examining the structural relationships of destination image, tourist satisfaction and destination loyalty: An integrated approach. Tourism management, 29(4), 624-636.
Chiarato, M. CRM and sentiment analysis, the supporting role of leading-edge technologies.
Chiang, A. H., & Trimi, S. (2020). Impacts of service robots on service quality. Service Business, 14(3), 439-459.
Chou, S. F., Horng, J. S., Liu, C. H., Huang, Y. C., & Chung, Y. C. (2016). Expert concepts of sustainable service innovation in restaurants in Taiwan. Sustainability, 8(8), 739.
Chun, R. (2005). Corporate reputation: Meaning and measurement. International journal of management reviews, 7(2), 91-109.
Correia, A., Serra, J., & Artal-Tur, A. (2017). Steady tourists’ relationship with a mature destination: The case of Portugal. Tourism Economics, 23(4), 803-815.
Correia, V. A. Fidelização de Clientes. Aracaju: Faculdade São Luís de França.
Danurdara, A. B. (2022). Marketing innovation and customer loyalty: the role of customer satisfaction of smes in hospitality sector in indonesia. Calitatea, 23(188), 56-61.
De Guimarães, J. C. F.; Severo, E. A.; Jabbour, C. J. C.; De Sousa Jabbour, A. B. L. & Rosa, A. F. P. (2021) The journey towards sustainable product development: why are some manufacturing companies better than others at product innovation? Technovation, v. 103, p. 102239
De Kervenoael, R., Hasan, R., Schwob, A., & Goh, E. (2020). Leveraging human-robot interaction in hospitality services: Incorporating the role of perceived value, empathy, and information sharing into visitors’ intentions to use social robots. Tourism Management, 78, 104042.
Del Bosque, I. R., & San Martín, H. (2008). Tourist satisfaction a cognitive-affective model. Annals of tourism research, 35(2), 551-573.
Dieguez, T. (2020). Marketing experiencial no turismo: lealdade e fidelização dos clientes. ICIEMC Proceedings, (1), 46-53.
DiPietro, R. B., & Wang, Y. (2010). Key issues for ICT applications: impacts and implications for hospitality operations. Worldwide Hospitality and Tourism Themes, 2(1), 49-67.
Fávero, L. P. L., Belfiore, P. P., Silva, F. L. D., & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões.
Gatignon, H. (2006). Editorial| International Journal of Research in Marketing-Volume 23, Issue 4. International Journal of Research in Marketing, 23(4), 333.
Griffy-Brown, C., Chun, M. W., & Machen, R. (2008). Hilton hotels corporation self-service technology. Journal of information technology case and application research, 10(2), 37-57.
Hair Jr, J. F., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2010). A global p-erspect-ivie. Kennesaw: Kennesaw State University.
Hair Jr, J. F., Gabriel, M. L., & Patel, V. K. (2014). Modelagem de Equações Estruturais Baseada em Covariância (CB-SEM) com o AMOS: Orientações sobre a sua aplicação como uma Ferramenta de Pesquisa de Marketing. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 44-55.
Hjalager, A. M. (2010). A review of innovation research in tourism. Tourism management, 31(1), 1-12.
Islam, M. M. (2023). Innovations and service firms’ performance: a firm-level mediating and moderating effects analysis for India. International Journal of Innovation Science, 15(3), 385-405.
Jiménez-Zarco, A. I., Martínez-Ruiz, M. P., & Izquierdo-Yusta, A. (2011). Key service innovation drivers in the tourism sector: empirical evidence and managerial implications. Service Business, 5, 339-360.
Jacob, M., Tintoré, J., Aguiló, E., Bravo, A., & Mulet, J. (2003). Innovation in the tourism sector: results from a pilot study in the Balearic Islands. Tourism Economics, 9(3), 279-295.
Kandampully, J., Zhang, T. C., & Bilgihan, A. (2015). Customer loyalty: a review and future directions with a special focus on the hospitality industry. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 27(3), 379-414.
Kallmuenzer, A. (2018). Exploring drivers of innovation in hospitality family firms. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 30(3), 1978-1995.
Kim, K. H., & Park, D. B. (2017). Relationships among perceived value, satisfaction, and loyalty: Community-based ecotourism in Korea. Journal of Travel & Tourism Marketing, 34(2), 171-191.
Rosenberg, N., & Landau, R. (Eds.). (1986). The Positive sum strategy: harnessing technology for economic growth. National Academies Press.
Lau, A. L., & McKercher, B. (2004). Exploration versus acquisition: A comparison of first-time and repeat visitors. Journal of travel research, 42(3), 279-285.
Lee, C., Hallak, R., & Sardeshmukh, S. R. (2016). Innovation, entrepreneurship, and restaurant performance: A higher-order structural model. Tourism management, 53, 215-228.
Lemy, D., Goh, E., & Ferry, J. (2019). Moving out of the silo: How service quality innovations can develop customer loyalty in Indonesia’s hotels. Journal of Vacation Marketing, 25(4), 462-479.
Magalhães, D. C. T. (2018). Determinantes da Satisfação e Lealdade dos Hóspedes na Hotelaria do Douro (Doctoral dissertation, Instituto Politecnico de Braganca (Portugal)).
Malhotra, N. K. (2020). Marketing research: an applied prientation. pearson.
Martínez Ávila, M. (2021). Análise fatorial confirmatória: um modelo de gestão do conhecimento na universidade pública. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(23).
Meuter, M. L., Ostrom, A. L., Bitner, M. J., & Roundtree, R. (2003). The influence of technology anxiety on consumer use and experiences with self-service technologies. Journal of Business Research, 56(11), 899-906.
Monteiro, A. P. S. (2017). O Processo de Fidelização de Clientes: O caso cartão Continente (Doctoral dissertation).
Moutella, C. (2002). Fidelização de clientes como diferencial competitivo. São Paulo.
Nazarian, A., Shabankareh, M., Ranjbaran, A., Sadeghilar, N., & Atkinson, P. (2023). Determinants of Intention to Revisit in Hospitality Industry: A Cross-Cultural Study Based on Globe Project. Journal of International Consumer Marketing, 1-18.
Gouveia, S. C. V. (2021). Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de caso (Master's thesis).
Oppermann, M. (2000). Tourism destination loyalty. Journal of travel research, 39(1), 78-84.
Ottenbacher, M. C. (2007). Innovation management in the hospitality industry: different strategies for achieving success. Journal of hospitality & tourism research, 31(4), 431-454.
Ragb, H., Mahrous, A. A., & Ghoneim, A. (2020). A proposed measurement scale for mixed-images destinations and its interrelationships with destination loyalty and travel experience. Tourism Management Perspectives, 35, 100677.
Ramseook-Munhurrun, P., Seebaluck, V. N., & Naidoo, P. (2015). Examining the structural relationships of destination image, perceived value, tourist satisfaction and loyalty: case of Mauritius. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 175, 252-259.
Riebeck, M., Stark, A., Modsching, M., & Kawalek, J. (2008). Studying the user acceptance of a mobile information system for tourists in the field. Information Technology & Tourism, 10(3), 189-199.
Rocha, T. V. (1998). A utilização dos programas de fidelização de clientes como diferencial competitivo no setor serviços (Doctoral dissertation).
Ruiz-Molina, M. E., Gil-Saura, I., & Servera-Frances, D. (2017). Innovation as a key to strengthen the effect of relationship benefits on loyalty in retailing. Journal of Services Marketing, 31(2), 131-141.
Saccol, A. Z. (2009). Um retorno ao básico: compreendendo os paradigmas de pesquisa e sua aplicação na pesquisa em administração. Revista de Administração da UFSM, 2(2), 250-269.
Schumpeter, J. A. (2023). Capitalismo, socialismo e democracia. Edipro.
Shabankareh, M., Nazarian, A., Seyyedamiri, N., Jandaghi, G., & Ranjbaran, A. (2022). Influential factors of loyalty and disloyalty of travellers towards traditional-resorts. Anatolia, 33(3), 362-373.
Shavanddasht, M., & Allan, M. (2019). First-time versus repeat tourists: level of satisfaction, emotional involvement, and loyalty at hot spring. Anatolia, 30(1), 61-74.
Severo, E. A., Perin, M. M. S., De Guimarães, J. C. F., & Taufer, E. (2020). The relationship between sustainable innovation and product or service innovation: a survey in companies in Rio Grande do Sul. Revista de Gestão, 27(4), 319-334.
Severo, E. A., de Guimarães, J. C. F., Tondolo, R. D. R. P., Vieira, P. S., & dos Santos, J. (2016). Análise da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e inovação de produto: um estudo empírico em empresas do Sul e Norte do Brasil. Revista ESPACIOS| Vol. 37 (Nº 01) Año 2016.
Seybold, P. B., Marshak, R., & Lewis, J. (2002). A revolução do cliente. São Paulo: Makron.
Souto, J. E. (2015). Business model innovation and business concept innovation as the context of incremental innovation and radical innovation. Tourism management, 51, 142-155.
Woo, H., Kim, S. J., & Wang, H. (2021). Understanding the role of service innovation behavior on business customer performance and loyalty. Industrial Marketing Management, 93, 41-51.