Inovação em Serviços de Turismo na perspectiva do Consumidor Turístico
Uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
A presente pesquisa visa entender o panorama atual da produção científica sobre inovação em serviços turísticos a partir da perspectiva do consumidor turístico. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem mista, baseada em um levantamento do estado da arte da literatura em revistas científicas indexadas na base de dados Scopus, utilizando procedimentos bibliométricos. Os resultados mostram um aumento de mais de 500% nas publicações sobre o assunto, demonstrando que a pesquisa sobre inovação no turismo se desenvolveu rapidamente. Os artigos foram mapeados em 35 revistas científicas internacionais. No que tange às universidades com o maior número de publicações, a Sunway University liderou o ranking com 3 publicações, revelando-se como um núcleo importante para a disseminação do conhecimento relacionado ao tema. Também identificou-se que o interesse pela temática vem crescendo desde 2019, conforme consta a análise das palavras-chave e o diagrama de densidade. Por meio das descobertas foi possível observar que há uma fragilidade dos estudos desenvolvidos, sobretudo na perspectiva dos gerentes e funcionários, mesmo reconhecida a importância para a percepção dos turistas nesse processo de inovação em serviços. Nesse sentido, este estudo contribui para explorar de forma completa e sistemática até que ponto os estudiosos do turismo estão cientes e intencionalmente trabalhando na inovação em serviços de turismo a partir da perspectiva do consumidor.
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