HOSPITALIDADE EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
ANÁLISE DE PESQUISAS APRESENTADAS PELOS EVENTOS DA ANPTUR E ANPAD
Resumo
O estudo tem como objetivo analisar publicações entre 2016 a 2022 sobre hospitalidade em meios de hospedagem, presentes nos anais de dois renomados eventos: o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD e o Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). A pesquisa se classifica como qualitativa, bibliográfica, não probabilística e intencional, utilizando a técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (1977) e o recurso do software Iramuteq versão 0.7 Alpha 2. Os resultados mostraram que a hospitalidade é um assunto importante na gestão do turismo, requerendo profissionais capacitados. Os temas mais recorrentes foram atendimento, acolhimento, protocolos, segurança, memória e experiência de consumo. A perspectiva da Visão Baseada em Recursos (RBV) foi evidenciada nos estudos de Administração, considerando a hospitalidade como recurso estratégico para a vantagem competitiva. As contribuições acadêmicas destacam a falta de consenso teórico sólido sobre o tema, o que pode resultar em estudos pulverizados em diferentes áreas. Em termos práticos, é importante debater a importância da hospitalidade como estratégia empresarial e sua influência na satisfação do cliente em outros setores além do turismo. Indica-se a realização de estudos futuros com gestores de outros setores para identificar o papel da hospitalidade empresarial.
Downloads
Referências
Andrade, D. A. C; Polo, E. F. (2016a). Hospitalidade como Recurso Estratégico na Hotelaria: Proposição de um Modelo Conceitual. Anais do XL Encontro da ANPAD – EnANPAD. Recuperado de http://arquivo.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjE0MDg=
Andrade, D. A. C; Polo, E. F. (2016b). A hospitalidade na hotelaria à luz da teoria da Resource-Based View: dimensões e variáveis para a pesquisa empírica. Anais do XIII Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/537.pdf
Antunes, A. C. G., Silva, C. C. B., Santos, D. R., & Crotti, M. S. R. (2019). Estudo da influência da hospitalidade na percepção da qualidade do serviço no setor hoteleiro? modelagem de equações estruturais com Smart PLS. Anais do XVI Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/16/1255.pdf
ANPAD. Coordenação e comitê/Temas de interesse da ANPAD. Recuperado de https://anpad.com.br/pt_br/event/details/114
ANPAD. Apresentação da ANPAD. Recuperado de http://anpad.org.br/sobre.php
ANPTUR. Divisões científicas e grupos de trabalho da ANPTUR. Recuperado de https://www.anptur.org.br/seminario/2021/files/submissao/divisao-cientifica.pdf
Alyrio, R. D. (2009). Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ.
Araujo, M. A.; Barreto, L. M. T. S. (2018). Hospitalidade e gestão de pessoas: estudo de caso em hotéis de Natal/RN. Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/15/955.pdf
Ariffin, A. A. M., Maghzi, A. A. A. (2012). preliminary study on customer expectations of hotel hospitality: influences of personal and hotel factors. International Journal of Hospitality Management, 31, 191–198. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2011.04.012
Barakat, S. R., Wada, E. K. (2019). A Hospitalidade sob a Ótica da Teoria dos Stakeholders: uma Proposta de Fundamentação. Anais do XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019. Recuperado de http://arquivo.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjY2MDA=
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bastos, V. R., Wada, E. K., Antunes, A. C. G., & Vilkas, A. C. (2021). A influência da hospitalidade na gestão de crise nos negócios durante o isolamento social. RGO - Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 14, n. 1, p. 77-96, jan./abr. DOI: https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5708
Beni, M. C. (2003). Análise estrutural do Turismo. 8. ed. Atual. São Paulo: Senac, 2003.
Bittencourt, O. N. S., & Kliemann Neto, F. J. (2003). Um Estudo sobre as Formas de Relacionamento entre Empresas - uma proposta de análise do setor de saúde. In: XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Ouro Preto.
Camargo, L.O. L. (2021). As leis da hospitalidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo,15(2), e-2112, maio/ago. DOI: https://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v15i2.2112.
Camargo, L.O. L. (2015). Os interstícios da hospitalidade. Revista hospitalidade. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/574
Camargo, L.O. L. (2011). O estudo da hospitalidade. In Montandom, A. (Org.). O Livro da Hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Editora Senac, São Paulo.
Camargo, L.O. L. (2010). El paradigma de la hospitalidad como una dádiva: la contribuición posible para las ciencias aplicadas al turismo. In: Nechar, M. C.; Panosso Netto, A. (Orgs.) Epistemología del turismo: estudios críticos. México-DF: Trillas.
Camargo, L.O. L. (2005). Hospitalidade. São Paulo: Aleph (Coleção ABC do Turismo).
Camargo, L.O. L. (2002). Turismo, hotelaria e hospitalidade. In: DIAS, C. M. de M. (org.) Hospitalidade: reflexões e perspectivas. São Paulo: Manole.
Castelli, G. (2003). Administração hoteleira. 9. ed. Caxias do Sul: EDUCS.
Castelli, G. (2010). Hospitalidade: a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços. São Paulo: Saraiva.
Castelli, G. (2016). Gestão hoteleira. 2 ed. São Paulo: Saraiva.
Carvalho, B. R. S., & Silva, M. H. (2018). A dinâmica da hospitalidade nas chácaras de aluguel. Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/15/1158.pdf
Crotti, M. S. R. Silva, C. C. B., Antunes, A. C. G., & Oliveira, P. S. G. (2021). Hospitalidade e Protocolos: a experiência do hóspede na hotelaria durante a pandemia. Anais do XVIII Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2227.pdf
Crotti, M. S. R., Moretti, S. L. A., & Polazzo, A. A. C. (2017). A hospitalidade e a hotelaria de luxo no brasil: proposta de um modelo de pesquisa. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/14/714.pdf
Crotti, M. S. R; Silva, C. C. B., Gouvêa, A. B. C. T., & Wada, E. K. (2020). Hotelaria e hospitalidade: uma análise dos protocolos de retomada de atividades durante a pandemia da COVID-19. Anais do XVI Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1627.pdf
Dencker, A. F. M. (1998). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura.
Fitzsimmons, J. A; Fitzsimmons, M. J. (2004). Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. São Paulo: Bookman. 4ª ed.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Artmed, Porto Alegre.
Freitas, A. L. P., & Almeida, G. M. M. (2010). Avaliação do nível de consciência ambiental em meios de hospedagem: uma abordagem exploratória. Soc. nat., vol. 22, n. 2, p. 405-417. DOI: https://doi.org/10.1590/S1982-45132010000200013
Freitas, A. L. P., & Almeida, G. M. M. (2013). Classificação da qualidade de serviços em meios de hospedagem: uma abordagem exploratória. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. X, n. 2, p. 363 - 386, dez. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/528
Gama, N. F. P., & Barakat, S. R. (2022). Os atributos da hospitalidade em restaurantes de hotéis em tempos de pandemia de covid-19. Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/19/2483.pdf
Gamble, J. E.; Thompson Junior, A. A. (2012). Fundamentos da Administração Estratégica: A Busca pela Vantagem Competitiva. 2ª ed. AMGH.
Gil, A. C. (2009). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas.
Gullo, M. C. R. (2020). A economia na pandemia COVID-19: algumas considerações. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 12 (3 – Especial Covid 19), 1-8. DOI: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v12i3a05
Gusmão, C. S., Ribeiro, R. T., Wada, E. K., & Boeger, M. A. (2021). Hospitalidade e hotelaria hospitalar em tempos de pandemia: o cuidado com pacientes com covid-19 em São Luís – Maranhão – Brasil. Anais do XVI Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2202.pdf
Hemmington, N. (2007). From service to experience: understanding and defining thehospitality business. The Service Industries Journal, 27 (6), 747–755. DOI: https://doi.org/10.1080/02642060701453221
Ignarra, L. R. (2013). Fundamentos do turismo. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning.
Instituto Brasileiro De Hospitalidade Empresarial (IBHE), 2019. Recuperado de https://ibhe.com.br/
JUS BRASIL. Artigo 23 da Lei nº 11.771 de 17 de setembro de 2008. Recuperado de https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10737368/artigo-23-da-lei-n-11771-de-17-de-setembro-de-2008#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20Pol%C3%ADtica%20Nacional,de%201991%3B%20e%20d%C3%A1%20outras
Kotler, P.; Keller, K. L. (2012). Administração de Marketing. 14ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
Lashley, C., & Morrison, A. (2004). Em busca da hospitalidade: Perspectivas para o mundo globalizado. São Paulo: Manole.
Lashley, C., Lynch, P., & Morrison, A., (2006). (Eds.). Hospitality: a social lens. Londres: Elsevier.
Lohmann, G., & Panosso Netto, A. (2012). Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. 2 ed. Ampl.e atual. São Paulo: Aleph.
Lopes, R. B. G. (2015). Administração nos Meios de Hospedagem. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Recuperado de http://ead.ifnmg.edu.br/uploads/documentos/7bAfOZP0xy.pdf
Lopes, A. S., Wada, E. K., Amorim, G. S., & Saito, T. S. C. (2021). Hospitalidade em tempos de COVID-19 na perspectiva de hotéis e restaurantes. Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2088.pdf
Lovelock, C., Wirtz, J., & Keh, H. T. (2005). Services Marketing in Asia. 4th ed. Prentice-Hall, Singapore, 2005.
Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2009). Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais. 2a ed. São Paulo: Atlas.
Maia, J. P. P. L., & Guardia, M. S. de A. B. (2010). Hotelaria competitiva: um estudo da hospitalidade oferecida a turistas estrangeiros em Natal/RN. Anais do VII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/88.pdf
Organização Mundial Do Turismo (2001). Introdução ao turismo. São Paulo: Roca.
Organização Mundial Do Turismo (1998). Desenvolvimento de Turismo Sustentável: Manual para Organizadores Locais. Brasília: Embratur.
Panosso Netto, A. (2011). Filosofia do turismo: teoria e epistemologia. 2.ed. São Paulo: Aleph.
Perazzolo, O. A., Santos, M. M. C., & Ferreira, L. T. (2016). Turismo e o acolhimento do desejo na construção da hospitalidade. Anais do XIII Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/589.pdf
Pereira, J. K. C., & Gomes C. L. (2022). Tramas da hospitalidade hosteleira: dádiva ou exercício cênico? Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/19/2530.pdf
Peres, L. B., Ficagna, A. V. O & Luz, A. R. (2022). É possível existir hospitalidade? uma análise do idioma como barreira à hospitalidade de imigrantes haitianos nas universidades brasileiras. EnANPAD 2022. Recuperado de http://anpad.com.br/pt_br/article_search/?search%5Bq%5D=hospitalidade&search%5Bsubmit%5D=
Powell, T. C. (2001). Competitive Advantage: Logical and Philosophical Considerations. Strategic Management Journal, v. 22, n. 9, p. 875-888. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.173
Ricci-Cagnacci, R., Usui-Napoli, W. H., Rossi, G. B., & Freire, O. B. L. (2021). Os efeitos da Covid-19 na rede hoteleira: uma análise bibliométrica dos artigos científicos sobre hospitalidade durante a pandemia. Anais do XVIII Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2219.pdf
Richardson, R. J. (1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas.
Rocha, G. A. P., Gimenez, F. A. P., & Vieira, S. F. A. (2019). Estratégia e hospitalidade em pequenos e médios hotéis: Um estudo no município de Londrina/PR/Brasil. Revista de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis. Volume 4 – Número 2 – mai-ago/2019.
Rodrigues, V. B. Brito, C. Q., & Pozo H. (2016). Hospitalidade em um contexto virtual possível: análise de sites de reservas de meio de hospedagem. Anais do XIII Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/503.pdf
Silva, C. C. B., Moretti, S. L. A., Crotti, M. S. R. (2016). As relações entre hospitalidade, diretrizes empresariais e atendimento na hotelaria: um estudo com modelagem de equações estruturais. Anais do XIII Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/398.pdf
Silva, J. A. S. (2004). Turismo, crescimento e desenvolvimento: Uma análise urbano-regional baseada em cluster. Tese apresentada ao Curso de Doutorado em Ciências da Comunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA / USP. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27148/tde-02122005-231931/publico/JorgeAntonio.pdf
Sistema Brasileiro De Classificação De Meios De Hospedagem (SBCLASS). Cadastur. Recuperado de https://classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/downloads/manual_usuario_meio_de_hospedagem.pdf
Souza, F. J. M. (2003). Estratégia e Tecnologias de Informação: Um estudo de Caso. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Informação), Escola de Engenharia, Universidade do Minho, Braga. Recuperado de http://www3.dsi.uminho.pt/ebeira/setembro_05/pdfs%20e%20outros/Dissert.PDF
Spolon, A. P. G. (2016). Hotelaria, hospitalidade e justiça espacial: a conversão de edifícios hoteleiros em habitação de interesse social. Anais do XIII Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/626.pdf
SPSS. Software de análise estatística no campo das ciências sociais. Recuperado de https://oestatistico.com.br/spss-o-escolhido-para-analises-preditivas/
Swarbrooke, J., Horner, S. (2002). O comportamento do consumidor no turismo. São Paulo: Aleph.
Teixeira, R. M.; Morrison, A. (2004). Desenvolvimento de Empresários em Empresas de Pequeno Porte do Setor Hoteleiro: Processo de Aprendizagem, Competências e Redes de Relacionamento. RAC, v. 8, n. 1, Jan./Mar. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000100006
Telfer, E. (2000). The philosophy of hospitableness. In Lashley, C., Morrison, A. (Eds.). In Search of Hospitality: Theoretical Perspectives and Debates. Butterworth-Heinemann, Oxford.
Tiergarten, M., Alves, C. A. (2008). A visão baseada em recursos (RBV) como estratégia empresarial: um estudo das principais abordagens a partir de um quadro de referenciais teóricos. Rev. Universo Administração, v. 2, ano 2, p. 61-74, jan./jun. Recuperado de https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/ragc/article/view/1852/1195
Valduga, M. C., & Oliveira, R. L. (2022). Hospitalidade em tempos de COVID-19 na perspectiva de hotéis e restaurantes. Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/19/2396.pdf
Wada, E. K.; Camargo, L. O. de L. (2006). Os Desafios da Hotelaria. GV-executivo (RAE). DOI: https://doi.org/10.12660/gvexec.v5n1.2006.34371