MUDANÇAS CAUSADAS PELA CRISE DO CORONAVÍRUS NA MOTIVAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DO SETOR AÉREO

MAIS UMA CRISE OU UM MARCO DEFINITIVO?

  • Kevin Ferreira Corcino
  • Thaís do Nascimento Silva
  • Sérgio Rodrigues Leal
Palavras-chave: Motivação, Setor aéreo colaboradores, Covid19

Resumo

Antes da crise sanitária causado pelo coronavírus (Sars-covid2), os maiores impactos sentido pelo setor aéreo brasileiro foram consequências dos atentados terroristas em 2001 e a crise econômica desencadeada nos Estados Unidos em 2008. Contudo, nenhum dos momentos de instabilidade decorrentes desses acontecimentos afetou de forma tão negativa e intensa o tráfego aéreo de passageiros. Isto resultou na criação de um novo relacionamento de trabalho e um novo ambiente de atuação profissional para todos os colaboradores que estão atuando com novas exigências e responsabilidades. Devido à ausência dos impactos que a crise do coronavírus trouxe para motivação dos colaboradores do setor aéreo, esta pesquisa buscou referir-se aos trabalhadores do setor, tendo como objetivo analisar o impacto das mudanças geradas pela crise do coronavírus na motivação dos funcionários do setor aéreo. Para tanto, a metodologia aplicada consistiu em uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas estruturadas com doze diferentes profissionais atuantes nas três principais companhias aéreas brasileiras, além de trabalhadores técnicos atuando em aeroportos. Mediante os resultados foi possível identificar que diversos fatores externos e internos estão gerando uma baixa motivação nos funcionários do setor que fizeram parte da amostra. As ações e programas que as empresas tiveram que implementar em termos de protocolos e novos procedimentos foram acolhidas de forma bastante positiva pelos trabalhadores. Contudo, o aspecto financeiro e o sentimento de insegurança no trabalho voltados ao risco de contaminação foram as principais influências apontadas para o baixo nível de motivação pelos colaboradores.

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Publicado
2022-05-10
Seção
ARTIGOS