SUSTENTABILIDADE CULTURAL NUMA COMUNIDADE INDÍGENA
ANÁLISE À LUZ DOS PROCESSOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
A transmissão do conhecimento na sociedade pode representar a preservação de valores culturais ao mesmo tempo em que ocorre o desenvolvimento econômico-social. A presente pesquisa tem como objetivo investigar como ocorrem os processos de conversão do conhecimento voltados à sustentabilidade cultural em uma comunidade indígena do estado do Ceará. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa e de natureza descritiva conduzida por meio de uma pesquisa documental que utilizou vídeos da plataforma Youtube como fonte de dados primários. Para análise dos vídeos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e analisaram-se os dados pela perspectiva teórica da sustentabilidade cultural e dos processos de conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. Os resultados de pesquisa possibilitaram a identificação dos processos de conversão do conhecimento na etnia Pitaguary e evidenciaram suas relações com a sustentabilidade cultural, evidenciando que ambientes de compartilhamento de conhecimentos e experiências no contexto de escolas diferenciadas e museus se tornam essenciais para continuidade da cultura. Além disso, preocupações com questões socioeconômicas, como ocupação do solo, trilhas ecológicas e turismo, emergem das narrativas dos indígenas.
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