AS QUATRO PEDRAS DE XANGÔ: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DOS QUILOMBOS AGROECOLÓGICOS DE SÃO LOURENÇO DO SUL, RS

  • Marlon Borges Pestana
  • Éder Ribeiro Fonseca
  • Tanja Raquel Funk
Palavras-chave: Educação patrimonial, Quilombola, Arqueologia

Resumo

O artigo traz a público alguns dos resultados das vivências tradicionais realizadas em dois quilombos de São Lourenço do Sul: Coxilha Negra e Nascentes (Boqueirão). A pesquisa tem como objetivo ampliar o conceito de Educação Patrimonial das comunidades tradicionais do campo. Trata de considerar uma atividade deles e não para eles através de uma Educação do Campo e não para o campo. As comunidades tradicionais apresentaram suas próprias demandas de Educação Patrimonial e os resultados do projeto refletem suas escolhas originais. Os povos do campo optam por processo que fortaleçam a memória e a identidade e que os empodere na formação do seu sujeito coletivo.

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Publicado
2022-10-10