NARRATIVAS ANTIRRACISTAS NO ENFRENTAMENTO AO CONTEXTO DE NEOFASCISMO
EDUCANDO SUJEITOS HISTÓRICOS NAS LUTAS
Resumo
O presente artigo é uma reflexão diante da conjuntura política neofascista
brasileira frmada por discursos racistas que expressam o desprezo e a indiferença
históricos pelas vidas e corpos das populações que constroem, em seus cotidianos,
formas de resistências. Fundamentados pelos estudos do intelectual africano
Achille Mbembe sobre Necropolítica, nos voltamos ao projeto genocida contra as
populações negras, indígenas e quilombolas, a partir do discurso de centralidade
na ideia de povo brasileiro, como parte de uma estratégia de silenciamento
destes grupos. Para ilustrar essa situação, utilizamos uma narrativa episódica
de uma Reunião Ministerial cujos discursos indicam elementos de uma ilusória
democracia racial. Apresentamos a noção de sujeito histórico como sujeito que
se constitui nas lutas, para o reconhecimento de suas memórias. Como docentes,
afrmamos a urgência de composição de narrativas antirracistas na educação e
a formação de sujeitos históricos e o reconhecimento do engajamento político
do Movimento Negro transparecido nas Diretrizes Curriculares para Educação
das Relações Étnico-Raciais, e que se estende aos conhecimentos educativos e
emancipadores sobre o racismo no Brasil.