Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Diretrizes para Autores

    Normas para apresentação dos originais para publicação:

  1. As colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. 
  2. A revista NORUS aceita, para publicação, artigos inéditos, resenhas de livros e traduções sobre Sociologia e áreas afins, que discutam temas de nossa contemporaneidade e que sejam resultados de pesquisa teórica ou empírica.
  3. Serão aceitos artigos em português, inglês, francês e espanhol.
  4. O texto para submissão deverá ser digitado em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  5. O formato do texto é Times New Roman, corpo 12, normal, com espaço 1,5 linhas e parágrafo com recuo de 1,5 cm. As figuras e tabelas devem ser inseridas no corpo do texto, em formato JPG, JPEG ou TIF, com resolução mínima de 300 dpi e largura máxima de 13 cm.
  6. A configuração da página deve ser A4 com margens de 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda). 
  7. O título do trabalho (na língua em que o artigo foi escrito e em inglês) deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14 e em negrito.
  8. Resumo e abstract entre 150 e 250 palavras, os quais deverão conter propósitos, desenvolvimento e conclusões do trabalho. Indicação de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave na língua do artigo e em inglês com a primeira letra em maiúsculo e separadas por ponto e vírgula.
  9. O artigo deve ser apresentado entre o mínimo de 40 mil caracteres com espaço e máximo de 60 mil caracteres com espaço contando as referências bibliográficas. O itálico é aplicado a todo termo estrangeiro utilizado no texto. O uso do itálico também é aplicável para destacar conceitos e/ou ideias chaves que o (a) autor (a) queira. Em nenhum caso deverá usar-se negrito ou sublinhado para este fim.

9.1. As resenhas poderão conter de 03 (três) a 05 (cinco) páginas. As obras devem ter sido publicadas, no máximo, dois anos antes da proposição da mesma.

9.2. As traduções serão aceitas mediante o envio da autorização do (a) autor (a) ou dos (as) detentores (as) dos direitos autorais do texto traduzido.

  1. As notas de rodapé, se necessárias, deverão ser numeradas sequencialmente. Não serão aceitas notas no final do texto.
  2. ORCID de cada um(a) dos/das autores/as deve ser inserido no sistema no momento da submissão. Não digitar o "s" do "http".
  3. As menções aos autores serão inseridas ao longo do texto, devendo ser utilizado o sistema "autor,data" na forma que segue.

12.1) Para citações indiretas: (SOBRENOME DO AUTOR, ano da publicação), exemplo: (WEBER, 1999).

12.2) Para citações diretas: (SOBRENOME DO AUTOR, ano da publicação, página), exemplo (GIDDENS, 1987, p. 32).

12.3) Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data, conforme segue: (BOURDIEU, 2000a), (BOURDIEU, 2000b).

  1. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas.

13.1) Livro: SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo. Local da publicação: nome da editora, ano.

Exemplo: BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

13.2) Coletânea: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do(s) organizador(es). Título da coletânea em negrito: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Exemplo: REIS, Fábio Wanderley. Sociologia como ciência e desafios brasileiros. In: PORTO, Maria Stela Grossi & DWYER, Tom. Sociologia e realidade: pesquisa social no século XXI. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

13.3) Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em negrito, local da publicação, volume e número do periódico, ano da publicação.

Exemplo: GIRAUD, Olivier. A Globalização, vista do Norte e do Sul. Cadernos CRH, Salvador, v. 20, n. 51, 2007.

13.4) Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Local. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, ano.

Exemplo: VILELA, Elaine Meire. Imigração internacional e estratificação no mercado de trabalho brasileiro. Tese de doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais. 2008.

13.5) Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome. Título [Online]. Produtor em negrito, volume, número, ano. Disponível em: indicar o sítio eletrônico. Acesso em: dd mm aaaa.

Exemplo: BRAGA, Ruy. Uma sociologia da condição proletária contemporânea [Online]. Revista Tempo Social, vol. 18, nº 1, 2006. Disponível em: Acesso em: 25 abr. 2011.

13.6) Legislação: São elementos essenciais: jurisdição, ou cabeçalho da entidade, em letras maiúsculas; epígrafe e ementa transcrita conforme publicada; dados da publicação, por exemplo:

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

BRASIL. Decreto nº 6.025, de 22 de janeiro de 2007. Institui o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, o seu Comitê Gestor, e dá outras providências. Diário Oficial da União. 22 jan 2007. Edição extra da seção 1, p. 16. Brasília: DF.  Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/431851/pg-16-edicao-extra-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-22-01-2007 Acesso em: 08 ago. 2022.

13.7) Artigo e/ou matéria em jornal: Os elementos essenciais são: autor, título, subtítulo (se houver), título do jornal, subtítulo do jornal (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número (se houver), data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=fip. Acesso em: 12 ago. 2010.

  1. Os artigos e resenhas serão encaminhados para pareceristas, colaboradores e membros do Conselho Editorial. A avaliação positiva terá como critérios de destaque a originalidade, a relevância científica e a sua inserção em debates contemporâneos. Solicitamos a adequação às normas antes de proceder a submissão.
  2. Sugere-se ao autor (a) que tenha um perfil atualizado no Google Scholar.
  3. Em caso de eventuais dúvidas sobre as normas e apresentação de artigos, sugerimos a consulta ao manual de Normas da UFPEL. Conforme segue o link à disposição: http://sisbi.ufpel.edu.br/arquivos/PDF/Manual_Normas_UFPel_trabalhos_acad%C3%AAmicos.pdf

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor" e explicar a situação.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário (ex.: http://pkp.ubc.ca) e estão ativos.
  4. O formato do texto é Times New Roman, corpo 12, normal, com espaço 1,5 linhas. Parágrafo com recuo de 1,5 cm. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. O autor marcará em amarelo no texto, os momentos do artigo que poderão identificá-lo.
  8. O(s) autor(es) deve(m) ter no mínimo titulação de mestre para submeter um artigo ou resenha na NORUS.Os autores estão cientes que após o artigo ser publicado não haverá opção de alterar/acrescentar a autoria do manuscrito.
  9. São aceitos textos em Coautoria. Solicitamos que os coautores deverão ser cadastrados no momento da submissão dos artigos. Para isso, deve-se selecionar a opção: Incluir autor.
  10. O autor/a cadastrou o ORCID nos dados de identificação no momento da submissão. O referido endereço deve ser digitado, a fim de lograr êxito no registro junto ao sistema. Qualis (2013-2016): SOCIOLOGIA B3

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.