Conflitos Socioambientais e Territorialidades em Disputa:
percepções da população ribeirinha do Acampamento Coragem sobre a UHE de Estreito (MA)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os conflitos socioambientais da Usina Hidrelétrica de Estreito (MA), a partir das vivências dos/as atingidos/as do Acampamento Coragem. A comunidade ocupa um território em Palmeiras do Tocantins (TO), que é de posse do Consórcio Estreito Energia (CESTE), empreendedor da usina, que disputa judicialmente a posse da terra desde outubro de 2015. Essa população tem enfrentado os conflitos ocasionados pela barragem de Estreito desde a sua instalação e continuam a sofrer os efeitos ocasionados pelo empreendimento. Com a vinda da barragem para a região tiveram seus direitos violados, tendo sido deslocados compulsoriamente, passando a migrar em buscas de novas territorialidades, enfrentando desmatamentos, mortandade de peixes e injustiças sociais. Os caminhos metodológicos seguem a pesquisa qualitativa, com observação participante e entrevistas exploratórias realizadas em novembro de 2019. Dessa forma, evidencia-se que os grandes empreendimentos pautam-se numa lógica neoliberal desenvolvimentista de se apropriarem dos recursos naturais como mola propulsora da economia.
Downloads
Referências
ARAÚJO, N. M. S. et al. Conflitos socioambientais no Nordeste brasileiro: tema de interesse para o Serviço Social. Espaço Temático: Conflitos sociais, Ideologia, Cultura e Serviço Social. Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 363-373, maio/ago. 2019.
BRAGA, Gustavo Bastos; FIÚZA, Ana Louise Carvalho; REMOALDO, Paula Cristina Almeida. O conceito de modo de vida: entre traduções, definições e discussões. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, nº 45, 2017, p. 370-396.
BRITO, Daguinete Maria Chaves et al., Conflitos socioambientais no Século XXI. PRACS: Revista de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP Macapá, n. 4, p. 51-58, dez. 2011.
CABRAL, Josélia Fontenele Batista. OLHARES SOBRE A REALIDADE DO RIBEIRINHO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO TEMA. Presença Revista de Educação, Cultura e Meio Ambiente - Mai. – n. 24, v. 6, 2002.
EDUCALINGO. Significado de "voadeira" no dicionário português. Disponível em:
EMBRAPA. Área de Preservação Permanente (APP). Disponível em:
FERREIRA, Joelson; FELICIO, Erahsto. Por Terra e Território. Arataca (BA): Teia dos Povos, 2021. 178p.
GODINHO, C. P.; VIANA, E. P.; ROSA, H. S.; ZHOURI, A. Conflitos ambientais e as contradições do desenvolvimento sustentável: o caso da Mineração em Conceição do Mato Dentro/MG e suas consequências. In: 10° Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Natal. v. 1, p. 1-19, 2016.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do fim dos territórios a multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.