CONHECIMENTO, CRENÇAS E QUESTÃO RACIAL NO BRASIL

REFLEXÕES SOBRE ANTIGOS SABERES NA NOVA ACADEMIA

  • Adeir Ferreira Alves
Palavras-chave: Crança(s), Conhecimento, Colonialidade, Raça, Identidade

Resumo

O sistema de crenças atua segundo uma combinação não regular de modos de conhecer e de lidar com o conhecimento
dentro e fora da academia no Ocidente. Embora ele tenha suas distinções onto-epistêmicas, o campo de atuação do sistema
de crenças é o sujeito do conhecimento e suas dimensões (subjetividades, cosmovisões, quadros de compreensões). O presente
estudo objetiva compreender filosoficamente as narrativas do sistema de crenças e o fazer acadêmico no macro sistema que
os envolve: o colonialismo e suas performances. As crenças (sobretudo, aquelas vinculadas às religiões e aos segmentos
hegemônicos) transitam entre categorias de estudos científicos e do senso comum, mas demarcando sempre o interesse
principal de manutenção da dominação colonial pela alienação de massa. Apresento, também, uma nova academia que vem
juntando inteligências, identidades e epistemes contracoloniais para inscrever na história da ciência outras formas de
conhecimento, especialmente a partir das questões de raça, de gênero e de classe.

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Publicado
2023-01-17
Seção
DOSSIÊ - INTERSECCIONALIDADES: EXPERIÊNCIAS, OLHARES, REFLEXÕES E ENGAJAMENTO