REFORMA DO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO REMOTA

O QUE PENSAM OS(AS) ESTUDANTES DO DISTRITO FEDERAL?

  • Marcelo Pinheiro Cigales
  • Doralice Pereira de Assis
  • Lucas Sales de Figueredo
  • Guilherme Henrique Cruz Quevedo
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio, Ensino Remoto, Currículo

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa realizada junto ao projeto de extensão “Acompanhamento e análise do Novo Ensino Médio na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, vinculada ao Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, em 2020. O objetivo do artigo é compreender a percepção dos estudantes do ensino médio da rede pública do Distrito Federal (DF) sobre a Reforma do Ensino Médio e o ensino remoto implementado a partir do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. A metodologia está embasada na aplicação de questionários via Google Forms®com 79 estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do DF. Entre os resultados da pesquisa, destacam-se: a) a percepção dos respondentes de que o novo currículo é mais atrativo ao diversificar a oferta de ensino; b) a dificuldade de aprendizagem dos(as) estudantes no que se refere ao ensino remoto; e c) a indefinição pela escolha do Itinerário Formativo na parte diversificada do novo currículo. 

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Publicado
2022-11-28
Seção
DOSSIÊ: TRABALHO E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA