REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS EMPRESARIAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE, O CASO DO PLÁSTICO VERDE
Resumo
A ascensão de valores sociais relacionados aos problemas ambientais suscita questões sobre suas implicações na dinâmica econômica e a sua capacidade de configurar um novo paradigma económico da sustentabilidade. O presente artigo versa sobre os processos de construção e legitimação dos critérios que dão sentido à noção de sustentabilidade no interior do contexto empresarial. Tal abordagem ocorre por meio de investigação sobre as recentes transformações nas representações e práticas empresariais vinculadas a sustentabilidade, a partir do crescente conjunto de pressões sociaisque ampliaram os riscos de contestabilidade sobre as condutas e reputações das empresas. A ênfase do estudo repousa sobre a dinâmica de influência mútua entre mercados, sociedade e natureza, embasada em estudos e teorias da sociologia econômica. O foco empírico da discussão direciona-se sobre as transformações promovidas por empresas que aderiam ao plástico verde, um plástico que possui as mesmas propriedades físicas do plástico convencional, porém é derivado de uma matéria-prima não fóssil (etanol). Para apreender estas representações empresariais de sustentabilidade, foram realizadas entrevistas com representantes das empresas selecionadas e analisados os conteúdos de sentido mobilizados a luz do contexto de mercado e do surgimento de novas pressões sociais.