REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS EMPRESARIAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE, O CASO DO PLÁSTICO VERDE

  • Rodrigo Foresta Wolffenbüttel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Sustentabilidade, Mercado, Plástico verde

Resumo

A ascensão de valores sociais relacionados aos problemas ambientais suscita questões sobre suas implicações na dinâmica econômica e a sua capacidade de configurar um novo paradigma económico da sustentabilidade. O presente artigo versa sobre os processos de construção e legitimação dos critérios que dão sentido à noção de sustentabilidade no interior do contexto empresarial. Tal abordagem ocorre por meio de investigação sobre as recentes transformações nas representações e práticas empresariais vinculadas a sustentabilidade, a partir do crescente conjunto de pressões sociaisque ampliaram os riscos de contestabilidade sobre as condutas e reputações das empresas. A ênfase do estudo repousa sobre a dinâmica de influência mútua entre mercados, sociedade e natureza, embasada em estudos e teorias da sociologia econômica. O foco empírico da discussão direciona-se sobre as transformações promovidas por empresas que aderiam ao plástico verde, um plástico que possui as mesmas propriedades físicas do plástico convencional, porém é derivado de uma matéria-prima não fóssil (etanol). Para apreender estas representações empresariais de sustentabilidade, foram realizadas entrevistas com representantes das empresas selecionadas e analisados os conteúdos de sentido mobilizados a luz do contexto de mercado e do surgimento de novas pressões sociais.

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Biografia do Autor

Rodrigo Foresta Wolffenbüttel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Sociologia no Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Cidade: Porto Alegre.

Publicado
2022-11-28
Seção
DOSSIÊ AMBIENTE, TECNOCIÊNCIA E OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA RELAÇÃO SOCIEDADE