ESTUDO DE CASO SOBRE A REPERCUSSÃO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ

ANÁLISE DO TEMA DESIGUALDADE RACIAL

  • Márcio Kleber Morais Pessoa
  • Manoel Moreira de Sousa Neto
Palavras-chave: Sociologia no Ensino Médio, Escola Pública, Desigualdade Racial, Democracia Racial

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a repercussão da disciplina de Sociologia em turmas de ensino médio de uma escola pública do interior do Ceará, acerca do tema da Desigualdade racial, por meio de um estudo de caso. Iremos refletir sobre a repercussão das aulas da disciplina com relação à apreensão de habilidades e competências dos alunos em relação ao tema abordado. A metodologia está assentada no estudo de caso com aplicação de questionários com alunos participantes, antes e depois das aulas de sociologia; observações no ambiente escolar; revisão de literatura; e análise documental. Entre os principais resultados, destacamos que os alunos apresentaram respostas críticas ao tema em maior quantidade entre a 1ª e a 2ª fases da pesquisa. Houve relativo êxito na intervenção da disciplina de sociologia em relação à desconstrução do mito da Democracia racial. O contexto da pesquisa também aponta que a disciplina de sociologia é apenas um aspecto da socialização dos alunos, não podendo sozinha desconstruir os discursos ideológicos, os mitos e as pré-noções ligados ao tema.

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Publicado
2022-11-28