SOBRE ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA CULTURAL NO BRASIL

  • Sílvio Camargo Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Indústria Cultural, Produção cultural no Brasil, Televisão, Subjetividade

Resumo

Neste artigo busco analisar e refletir sociologicamente sobre aquilo que entendo ser um processo de transformação da indústria cultural no Brasil, que teria tido seu início a partir de meados da década de 1990, sendo que tais transformações teriam adotado maior visibilidade a partir dos anos 2000. Busco, desse modo, refletir em um estudo histórico e teórico sobre um período específico (2000 a 2005), recorrendo metodologicamente a uma comparação entre conceitos teóricos e realidade histórica, tomando como eixo prioritário de análise alguns aspectos específicos do cinema e da televisão brasileiras no período. Minha hipótese central é de que nesse período histórico a Indústria Cultural no Brasil passa a expressar um novo tipo de relação entre produção e consumo, indicando transformações quanto ao próprio conceito de indústria cultural, tal como originalmente proposto por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. O objetivo central do artigo é contribuir para uma atualização do conceito de indústria cultural diante de modificações substantivas no modo de produção capitalista, adotando a realidade brasileira como marco explicativo de tais transformações.

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Biografia do Autor

Sílvio Camargo, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Departamento de Sociologia/IFCH da UNICAMP, Campinas, Brasil. 

Publicado
2022-11-28