FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA DEMANDA DE FIRMAS DE TI NO MERCADO DE TRABALHO

  • Lucas Rodrigues Azambuja Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Sociologia Econômica, Sociologia dos Mercados, Sociologia das Organizações

Resumo

Este artigo propõe compreender o comportamento das firmas no mercado de trabalho, através da análise de redes sociotécnicas. Evidenciamos que algumas características dessas redes dependem de aspectos organizacionais das empresas que, por sua vez, estão relacionados ao contexto mais amplo da chamada nova economia. Foi analisada a inter-relação entre redes sociotécnicas e características organizacionais na nova economia, com o objetivo de compreender o processo de construção social sobre o qual assenta a ida das empresas como demandantes no mercado de trabalho. Procedeu-se à realização de quatro estudos de casos em empresas de tecnologias da informação, situadas em Porto Alegre (RS) e Região Metropolitana. Com base na análise dos dados levantados através de entrevistas, observação e coleta de documentos, constatou-se que quanto mais uma firma apresenta características organizacionais típicas da nova economia, maior é o número de agentes integrados em sua rede sociotécnica e mais intensas serão as relações entre eles.

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Biografia do Autor

Lucas Rodrigues Azambuja, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2013). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Professor Adjunto I no IBMEC-MG. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Sociedade, Economia e Trabalho (UFRGS).

Publicado
2022-11-28