PENSANDO O CAMPO CINEMATOGRÁFICO BRASILEIRO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU

  • Ricardo Normanha Ribeiro de Almeida Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Teoria do campos, Campo cinematográfico, Habitus

Resumo

Este artigo tem como objetivo observar e compreender a estruturação do campo cinematográfico brasileiro a partir das contribuições teóricas de Pierre Bourdieu. Os conceitos de campo e habitus são elementos chaves para esta compreensão na medida em que revelam a teoria da prática desenvolvida pelo sociólogo francês, na qual observam-se as relações que se estabelecem entre os agentes do campo e as práticas sociais incorporadas. A teoria da prática busca estabelecer a mediação necessária entre as teorias sociológicas centradas nas estruturas sociais e as teorias que focalizam a ação humana. Desta forma, este artigo busca inicialmente discutir os conceitos chaves de campo e habitus para, em seguida, se debruçar sobre a análise do campo cinematográfico brasileiro por meio da compreensão de seus mecanismos de estruturação e conquista de autonomia, suas regras de funcionamento, suas disputas internas, bem com de sua relação com os demais campos do audiovisual e das artes.

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Biografia do Autor

Ricardo Normanha Ribeiro de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando pelo Programa de Doutorado em Ciências Sociais do IFCH / UNICAMP. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Bacharel em Sociologia e Ciências Políticas e Licenciado em Ciências Sociais pelo IFCH / UNICAMP.

Publicado
2022-11-28