PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL E COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A PRIMEIRA DÉCADA (2005-2015)

  • Laudiceia Fagundes Teixeira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Paulo Alberto dos Santos Vieira Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Cotas para negros, Unemat, Mato Grosso

Resumo

Em setembro de 2015, em reunião ordinária, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso prorrogou por mais dez anos o Programa de Integração e Inclusão Étnico-racial (Piier/Unemat), que se traduz nas cotas para negros desta universidade.  Nesta reunião chamou a atenção algumas situações, dentre as quais merecem destaque: a. posição da maioria do pleno, amplamente favorável à prorrogação; b mudança de posição em relação às cotas, na medida em que alguns atores que eram contrários em 2005 discursaram em prol da continuidade do programa; e c. absoluta ausência de qualquer tipo de dado e/ou informação oficial referente ao Programa. Neste artigo, pretende-se desenvolver argumentação que demonstre que a aprovação da prorrogação do Piier/Unemat não significou que as políticas de ação afirmativa, com recorte étnico-racial, sejam apoiadas. Buscar-se-á demonstrar que, paradoxalmente, a prorrogação pode ter por base a consolidação de práticas acadêmicas que tendem a dificultar, e no limite impedir, a presença negra no interior da universidade.  Para tanto o texto possui uma introdução, uma sessão acerca do conceito e histórico, outra relativa à Unemat e observações à guisa de conclusões.

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Biografia do Autor

Laudiceia Fagundes Teixeira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Estudante do Curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Jane Vanini (Cáceres).
Bolsista do Programa FOCCO – Programa de Formação de Células Cooperativas

Paulo Alberto dos Santos Vieira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Jane Vanini (Cáceres).
Líder do GRAFITE – Grupo de Pesquisa sobre Ação Afirmativa e Temas da Educação Básica e Superior e Coordenador do NEGRA – Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade

Publicado
2022-11-28
Seção
DOSSIÊ A DINÂMICA DAS RELAÇÕES RACIAIS: DADOS, ABORDAGENS E INTERSECÇÕES