O PERIGO DE SER JOVEM E NEGRO NO BRASIL

UM OLHAR SOBRE A ADOLESCÊNCIA NUMA PERSPECTIVA RACIAL

  • Aldenora Conceição de Macedo Universidade de Brasília
  • Herculano Pereira Felipe Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Direitos Humanos, Vulnerabilidades, Estatuto da Criança e do Adolescente

Resumo

Impulsionado pelos acontecimentos que envolvem a adolescência do Brasil, na atualidade, este trabalho apresenta de forma breve o percurso trilhado historicamente em busca de ressignificação da adolescência. Aponta a questão racial como fator legitimador de todo um processo de vulnerabilização que acomete a população negra e, neste caso, a adolescência. Nesse sentido busca ressaltar o peso do racismo no que diz respeito à violência urbana por meio de pesquisas estatísticas e demonstra, como um alerta, o local de perigo constante - suscetível a todo tipo de violência, até mesmo a violência letal, ocupado pelo jovem negro na sociedade. É um trabalho de revisão bibliográfica cujo objetivo é o despertar para uma reflexão sobre os rumos que estão norteando legal e socialmente a adolescência e as ameaças políticas que visam cercear seus direitos. A conclusão é a de que se há algum interesse em se combater essa realidade violenta e desigual, deve estar aliado às políticas de prevenção que visam melhoria das condições de vida da população negra como um todo. Fomentando a articulação e integração de esforços de diferentes áreas e entre diferentes níveis de governo. Somente assim se faz possível transformar a realidade a que estão sujeitos milhões de jovens negros brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldenora Conceição de Macedo, Universidade de Brasília

Mestranda em Direitos Humanos e Cidadania – Universidade de Brasília (UnB). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Herculano Pereira Felipe, Universidade Federal de Goiás

Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciado em História pela Faculdade Projeção de Brasília. Servido Público do Ministério da Justiça.

Publicado
2022-11-28
Seção
DOSSIÊ A DINÂMICA DAS RELAÇÕES RACIAIS: DADOS, ABORDAGENS E INTERSECÇÕES