UM MERCADO DE CLÃS

ANÁLISE DE REDES SOCIAIS DA FINANÇA ITALIANA

  • Davide Carbonai Universidade Federal do Pampa
  • Vinicius de Lara Ribas Universidade Federal do Pampa
  • Ronaldo Colvero Universidade Federal do Pampa

Resumo

Nos últimos anos, a análise de redes sociais adquiriu crescente popularidade e tornou-se uma ferramenta importante no estudo da regulação capitalista. Neste artigo se apresentam dois casos de análise, ambos referidos ao capitalismo italiano. No primeiro, a análise de redes sociais descreve as relações entre finança e outros setores econômicos do capitalismo italiano, formalmente coordenado através do uso e da difusão dos interlocking directorates, ou seja, os laços entre empresas que emergem pelo fato de alguns profissionais participarem de conselhos múltiplos (“conselhos entrelaçados”). No segundo caso de estudo, a análise de redes sociais é utilizada para compreender as relações entre as empresas italianas de seguro e testar uma hipótese de correlação entre quota de mercado e centralidade na rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davide Carbonai, Universidade Federal do Pampa

Davide Carbonai é Doutor em Sociologia Econômica pela Universidade de Teramo (Itália) e professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Brasil-RS).

Vinicius de Lara Ribas, Universidade Federal do Pampa

Vinicius de Lara Ribas é bolsista IC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) na Universidade Federal do Pampa (Brasil-RS).

Ronaldo Colvero, Universidade Federal do Pampa

Ronaldo Colvero é Doutor em História pela PUCRS e professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Brasil-RS), na qual exerce o cargo de diretor do campus São Borja.

Publicado
2022-11-28
Seção
DOSSIÊ - SOCIOLOGIA ECONÔMICA E DAS FINANÇAS