Análise contrafactual
um exercício a partir da sociologia econômica
Resumo
O objetivo deste texto é discutir a potencial utilidade de uma noção comum a várias disciplinas – o pensamento contrafactual – para as agendas de pesquisa na Sociologia Econômica. Para tal, oferece uma breve fundamentação teórica desta linha de raciocínio, recuperando seu uso nos estudos histórico-comparativos e experimentais. O artigo conta com uma sucinta revisão de literatura que demonstra que o emprego de contrafactuais na Sociologia Econômica é baixo comparativamente ao uso de disciplinas afins. Para ilustrar o potencial dos contrafactuais na pesquisa socioeconômica mesmo em estudos de caso, este trabalho revisita contrafactualmente uma pesquisa socioeconômica sobre os determinantes sociais do Investimento Estrangeiro Direto (IED). Mais especificamente, analisa como a decisão de investimento da montadora Nissan na construção de sua primeira fábrica de automóveis no Brasil se deu. Em seguida argumenta, contrafactualmente, como esta decisão poderia ter sido diferente em função de outros arranjos sociais, institucionais e políticos tão plausíveis quanto os que se deram factualmente.