As identidades teórica, histórica e institucional da sociologia, do período clássico às novas configurações disciplinares

2023-05-09
  1. Objetivo

A proposta deste dossiê visa reunir reflexões sobre a teoria sociológica sob um duplo eixo: primeiro de uma perspectiva histórica, com ênfase na gênese da disciplina, buscando trabalhos que abordem a consolidação e a unidade do trabalho sociológico no momento da sua institucionalização; segundo, de uma perspectiva sobre o atual estado da sociologia, visando trabalhos que tragam perspectivas sobre a presente fragmentação do trabalho sociológico, tanto diante de uma miríade de novos paradigmas quanto de uma profunda especialização, e sobre o lugar que a sociologia atualmente pode ocupar perante a disseminação e incorporação dos chamados Studies (estudos feministas, pós-coloniais, culturais, etc). Em suma, propõe-se, com este dossiê, um cruzamento e uma comparação histórica entre a gênese da disciplina e sua atual    situação.

  1. Apresentação do tema

Em meio a uma instabilidade disciplinar sem precedentes, a tônica atual da sociologia parece ser a fragmentação. Após décadas de acumulação de observações, sistematização e acúmulo de dados, engendrados por uma irrefreável especialização, não houve no campo sociológico o tão almejado salto no seu status disciplinar. A sociologia, hoje, é composta por uma miríade de subcampos, cada um dos quais operando quase numa lógica própria. E em meio a sucessivas decretações de falência de modelos, objetos e métodos, algumas questões parecem inevitáveis: é possível a reconstrução de uma nova unidade capaz de superar a desintegração do campo sociológico? O que resta da perene unidade sociológica hoje? O que define contemporaneamente o artefato sociológico perante os diferentes campos "extra-sociológicos", como a filosofia moral e a política e os diversos "Studies"? Essa proposição de dossiê, necessariamente coletivo, põe essas questões no horizonte visando uma revisitação à relevância de um passado protodisciplinar e disciplinar hoje aparentemente longínquo. Coloca-se, com esse dossiê, uma reflexão sobre o momento de constituição da unidade do trabalho sociológico no momento de sua gênese e institucionalização. Ao mesmo tempo, busca-se olhares que tragam tanto perspectivas diversas para o suposto esgotamento incontornável da unidade sociológica quanto sugestões e ideias que possam compor novos quadros teóricos interdisciplinares. O tema deste dossiê é, então, um convite para pesquisadores mirando um exercício coletivo tanto para pensar os clássicos sociológicos e seus lugares ante as configurações do presente quanto refletir acerca da pertinência ou não de investigações "pós-sociológicas", isto é, de natureza necessariamente interdisciplinar ou, mesmo fora dos quadros da disciplina.

Em suma, o presente dossiê sugerido à Revista Norus propõe reunir um conjunto de autores e textos, brasileiros e estrangeiros, preocupados com questões de ordem histórico-sistemáticas relativas à formação da teoria social clássica, entendida tanto como forma de reflexão protodisciplinar ou já como disciplina acadêmica, reposicionando questões que estão ou que estiveram no âmago de uma sua autocompreensão e que ainda podem ser consideradas como paradas incontornáveis daquele empreendimento configurador.

Organizadores:

Fernando Antonio Santana - Doutor em Sociologia pelo IESP-UERJ

Ian Coelho de Almeida - Doutor em Economia pelo Cedeplar/UFMG

Alberto Luis Cordeiro de Farias - Doutor em Sociologia pelo IESP-UERJ

 

Submissão de artigos até:  24/09/2023